Sugerido criar grupos no Whatsapp para contato da população com a BRIGADA MILITAR em Montenegro




A alegada falta de segurança e policiamento no turno da noite nas proximidades do Colégio Estadual A.J. Renner (o “Industrial”) foi tema de reunião na Câmara, solicitada pelo suplente de Vereador Ricardo Kraemer (PT). Segundo o petista, nos quinze dias em que atuou os frequentes roubos de motocicletas foi um dos assuntos mais discutidos por moradores próximos ao Colégio Industrial. E a ação de pessoas que danificam os veículos estacionados do lado de fora.

Presença de estranhos ao ambiente escolar em seu pátio e indícios do uso de drogas também foram notados. Com o entendimento de que a segurança não está relacionada somente à Brigada, à Escola, mas a um conjunto de medidas, Ricardo convidou instituições que poderiam estar agindo com este foco, para discutir o assunto e encaminhar providências. O pedido ingressou em 29 de abril. Tramitou internamente e a reunião ficou marcada para esta semana, quando Kraemer não era mais Vereador. O titular Marcos Gehlen concordou que seu substituto a coordenasse. 

Convidado o Executivo não compareceu, recebendo críticas de Ricardo porque algumas providências dependeriam dele, como o reforço na iluminação pública e uma possível poda de árvores. Sugeriu que a Escola intensificasse a iluminação em seu interior, mas lembrou de que para isto é preciso suporte do Município, assim como à disponibilização de equipamento para amarrar as motos estacionadas na rua em frente do prédio. Também a pintura da sinalização de trânsito no asfalto e colocação de placas, justificadas pelo intenso movimento de veículos e pedestres.

A Brigada Militar compareceu através do Comandante Marcus Vinícius Sousa Dutra e de Humberto Minc, que comanda o 1º Pelotão. Foi discutido o temor de Ricardo com o fato de que, principalmente no turno da noite alguns alunos ficam sozinhos esperando o ônibus, sentindo-se inseguros. “Poderia haver a passagem do patrulhamento com uma maior frequência”, sugeriu. “São questões que realmente nos preocupam na Escola”, sublinhou o Diretor, Fernando Petry. “Vem ocorrendo arrombamentos e danos a veículos. Houve roubo de uma moto na frente da Escola”.

Outra preocupação é com a presença de pessoas estranhas à comunidade escolar até mesmo dentro do pátio da Escola, sem que se saiba o que poderiam estar fazendo. “Ano passado, num final de tarde, tivemos o caso de um aluno abordado por dois indivíduos numa moto e assaltado à mão armada, em frente à Escola, tendo seu celular roubado”. Ressaltou que a situação vem se agravando a cada dia que passa.

Como forma de auxiliar a comunicação de ocorrências à BM, para intensificar seu trabalho de trabalho de policiamento ostensivo nas proximidades da Escola, o Comandante Dutra sugeriu a criação de grupo do “Industrial” no aplicativo Whatsapp, a exemplo de outros setores que utilizam esta ferramenta: comércio, relojoarias, postos de combustíveis, estabelecimentos financeiros. O Diretor ressaltou a necessidade de ser providenciada a colocação de câmeras de videomonitoramento próximo à Escola, o que poderia melhorar a segurança.

Ricardo anunciou que a partir desta reunião seriam tomadas providências. Semana que vem, a Brigada convidará o setor de Trânsito da Prefeitura para ir à Escola, visando discutir melhorias na sinalização, a possiblidade de colocar câmeras de videomonitoramento e qual seria o seu melhor local, além de outras ações em conjunto.