Nota do Prefeito Aldana sobre a Greve de Professores em Montenegro


 Prefeito Luiz Américo Alves Aldana 




Nota aos montenegrinos: Greve, professores e fatos distorcidos

Na manhã de quarta-feira (18), o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana seguia a pé em direção à Prefeitura Municipal, quando foi abordado e chamado a falar sobre a greve dos professores estaduais, por manifestantes que seguiam pela Rua João Pessoa. Como é de sua índole, parou para conversar e corroborar com as reivindicações dos professores estaduais. Parte da conversa fluiu de maneira democrática e saudável, uma vez que o prefeito participa efetivamente dos movimentos de promoção a educação. De repente, um cidadão publicamente contrário a gestão municipal, começou a questionar o prefeito sobre ações de seu partido, o PSB, a nível estadual e nacional, incluindo impropriedades de cunho pessoal, atingindo companheiros do Partido Socialista Brasileiro. Na sequência, Aldana continuou a ser atacado em questões que nada tinham a ver com a manifestação, de modo a demovê-lo de seu apoio ao movimento dos professores estaduais. Em frente ao Palácio Rio Branco, além do senhor que já o atacava verbalmente, uma senhora professora e diretora de uma escola estadual, passou, reiteradamente, a agredi-lo com palavras, questionando suas ações na prefeitura, e a sua honra.


Mesmo tendo sua história vinculada a cultura e a educação desde muito tempo, sendo filho, sobrinho, primo e irmão de educadores, com ações efetivas em defesa da educação (tendo sido Secretário da Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação), e com o que a cidade hoje experimenta, construções e reforma de escolas, valorização dos professores, e dos profissionais que atuam na educação municipal, com aumento salarial e pagamento em dia, cumprimento da Lei do Piso, elaboração do Plano Municipal da Educação, Leis da Gestão Democrática e atualização do Plano de Carreira do Magistério, o cidadão Luiz Américo Alves Aldana, rebateu as agressões verbais.

No calor da discussão, o cidadão Aldana, agredido verbalmente por pessoas que divergem de sua postura a frente do município, dirigiu suas palavras, também agressivas, aos que o estavam achincalhando. E exatamente àquelas pessoas, a ninguém mais. Em nenhum momento quis se dirigir aos professores que ali estavam em uma manifestação justa e com comportamento democrático.

Os fatos ocorridos nesta quarta-feira, foram distorcidos e manipulados, como prévia defesa ao erro que cometeram. Pessoas que tem outros interesses, que não o reivindicar melhorias na educação estadual, veicularam em redes sociais, que a agressão foi para a categoria dos professores. Classe a qual, o Prefeito Aldana tem enorme e profundo respeito.

Se em algum momento os professores se sentiram ofendidos, pelas palavras dirigidas a seus ofensores, o cidadão e prefeito Luiz Américo Alves Aldana se desculpa de forma verdadeira, sincera e respeitosa, e estará, hoje e amanhã, ratificando sua história e trajetória em defesa da educação e de seus profissionais.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Montenegro - ACOM