Força-tarefa Contra Dengue em Montenegro





Prossegue a batalha contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e do Zika Vírus, em Montenegro. Inúmeras ações vêm sendo realizadas pelo Comitê Gestor de Combate e Prevenção. Na manhã de segunda-feira (23) o tema foi discutido em reunião na Câmara, por iniciativa do Vereador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”. Também participaram os Vereadores Carlos Einar de Mello (PSB) - “Naná”, presidente e Ari Müller (PDT). O Executivo foi representado pelas Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Conforme Tuco é preocupante esta questão do Aedes Aegypti. A proposta foi saber quais ações vêm sendo adotadas nos eixos da Saúde, Educação e Meio Ambiente e identificar de que forma a Câmara de Vereadores poderia contribuir.

De acordo com a Secretária da Saúde Ana Maria Rodrigues, apesar de não se estar em época de calor, o mosquito continua se proliferando, porém com menor ênfase. Ana Maria disse que o trabalho de campo continua com visitas diárias nas residências, por parte dos Agentes Comunitários de Saúde e os de Endemias. “Fizemos cinco mutirões de limpeza nas áreas de focos no forte do verão, e o Meio Ambiente prossegue com este trabalho”, relatou.

A Secretária explica que existe um projeto para aquisição de novos containers de lixo. Porém, por questões de recursos financeiros, seu andamento está paralisado. “Acredito nos containers como uma forma de recolhimento de material”, aponta Ana Maria. Silvana Schons, responsável pela Vigilância Sanitária, abriu sua manifestação informando que estão sendo adquiridos repelentes para os Agentes de Saúde. Comentou que até o momento existem sete focos positivos na cidade, três deles no Centro. Schons também destacou que o frio não acaba com o Mosquito, que continua se reproduzindo.

Conforme a Chefe da Vigilância, o trabalho de prevenção está sendo feito de casa em casa. Outra atividade é na parte de prevenção, com palestras nas escolas. Silvana diz que é preciso ter cautela com relação a algumas informações, como a de que em Bromélias não há focos. “Já tivemos casos comprovados de foco em Bromélia, e as pessoas têm certo receio em tomar algumas medidas”, diz Silvana.

A Assessora Especial Joana Mara dos Santos, representante da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que ações de mutirão de limpeza vêm sendo realizadas. O grande problema é que, muitas vezes, falta colaboração da comunidade. Como exemplo, citou o trabalho em uma área do Bairro Industrial, de onde foram retiradas cerca de dezessete toneladas de lixo, sendo que agora, pouco tempo depois, já se acumulam mais de 50 toneladas. “A gente a limpou para transformar o local em área de lazer, com a instalação de brinquedos”, comemora Joana, entendendo que esta transformação contribui em muito para o fim dos depósitos irregulares de lixo.

Outra medida por parte do Meio Ambiente é a contratação de empresa para recolhimento de móveis e utensílios. “Hoje estamos limpando uma área no Bairro Centenário, que também será transformada em praça de lazer”, contou. Joana acredita na solução de se depositar o lixo em containers, sendo que nesta semana estará colocando 36 novos, em 16 pontos. Lamentou não haver recursos para aquisição de, no mínimo, mais 50, sendo que estará buscando recursos via Fundo de Meio Ambiente.

Câmara pretende disponibilizar recursos

O Presidente da Câmara, Carlos Einar “Naná” e os Vereadores Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” e Ari Müller (PDT), entendendo a necessidade e a importância da instalação de containers de lixo na cidade, propõe para discussão entre os colegas a liberação de recursos da Câmara para adquirir 100 containers, pois este seria o número ideal, apontado pela Assessora Especial do Meio Ambiente. Cada container tem o valor estimado em R$ 2 mil. Naná lembra que não é competência da Câmara adquiri-los, mas que poderia autorizar o uso de verba do orçamento do Legislativo por parte do Executivo, para esta finalidade.