Educação ambiental nas escolas de Montenegro




Essa semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu palestras sobre composteiras e hortas agroecológicas para os alunos da EMEI Santo Antônio, EMEF Etelvino de Araújo Cruz e a EMEF Bernardino Luís de Souza, em Porto Garibaldi.

A educação ambiental é tópico importante para as crianças explorarem sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico.Os projetos de horta escolar aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.


A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas.

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

As hortas também podem inserir a comunidade, trazendo para o projeto os pais e familiares dos alunos. As crianças servem de multiplicadores, pois levam o que aprendem na escola para casa.

O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.