Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Montenegro



Caminhada marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Montenegro

Cerca de 150 pessoas, entre profissionais da saúde e usuários da rede de atenção psicossocial, participaram de caminhada, nesta quarta-feira, que marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na data de hoje, 18 de maio. A ação integra a programação da I Semana Loucos pela Vida, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) Novo Horizonte, que visaconscientizar a população sobre a importância de manter o paciente inserido na sociedade durante o tratamento de saúde mental.


Após o trajeto, que teve início no entroncamento das Ruas Hans Varelmann e Dr. Bruno de Andrade, os participantes concentraram-se na Praça do Bairro Timbaúva, onde os usuários do CAPS apresentaram as diversas atividades desenvolvidas nos grupos e oficinas terapêuticas oferecidos pela unidade de saúde.

Saiba mais:

O Movimento da Luta Antimanicomial nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, em Baurú/SP, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Denunciava-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.

Sobre o CAPS:

O CAPS I Novo Horizonte é uma unidade de atendimento à saúde mental pertencente a Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro. Iniciou suas atividades em 14 de dezembro de 2007.

O CAPS I oferece atendimento a pacientes com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas, através de um acompanhamento da equipe técnica do serviço, priorizando o acolhimento dos usuários e a inserção dos mesmos na rede de saúde do município.

Em Montenegro, são realizados de 600 a 700 atendimentos ao mês. Cerca de 200 pacientes são acompanhados periodicamente.

Fonte: ACOM