Curso gratuito de informática na UNISC MONTENEGRO para deficientes visuais




A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através de parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), promove em Montenegro oficina de informática para pessoas com deficiência visual. 

O curso é gratuito e tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre o software leitor de tela NVDA para facilitar as tarefas do dia a dia, acesso à internet e interação através das redes sociais, além da edição de textos, a fim de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com deficiência visual total ou parcial.

O coordenador do projeto, Daniel Assmann, acrescenta que a oficina permite aos participantes momentos de socialização entre si, além de ser uma importante ferramenta de inclusão social. 

Anelise Girardi, Diretoria Municipal de Política de Formação e Qualificação Profissional, destaca que o curso trará inúmeros benefícios aos participantes e, inclusive, abrirá portas no mercado profissional.

Ao todo, são 20 vagas disponíveis, divididas em duas turmas: uma com aulas em segundas e quartas-feiras e a outra em terças e quintas-feiras. Ambas ocorrem no período da tarde, das 13h30min às 17h. As aulas iniciam no dia 13 de junho, com previsão de término para o final de novembro.

Os interessados devem realizar inscrição junto à Unisc, campus Montenegro, situada na Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, n° 1020, bairro Zootecnia, apresentando documentação básica. Ao término da participação, o aluno recebe um certificado com o número total de horas dedicadas ao Projeto. Lembrando que a oficina é aberta a toda a região e que, dependendo da disponibilidade de vagas, o interessado pode iniciar as aulas a qualquer momento. 

Mais informações podem ser obtidas junto à Unisc, através dos telefones: 3649 4124 ou 3649 4139 e junto à SMHAD pelos telefones 3632 9133 ou 3632 3715.