Bancada Gaúcha na Marcha dos Prefeitos em Brasilia


A semana foi movimentada em Brasília, com a 19ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo Brasil voltaram as atenções para a capital federal. Uma das programações foi a reunião da Bancada Gaúcha realizada com os prefeitos e presidente da Federação da Associação dos Municípios (FAMURS), Luís Carlos Folador. O deputado federal Afonso Hamm participou da programação.

Na oportunidade, o deputado relatou que mesmo com a enorme crise que o país enfrenta, é importante que o governo federal se atente sobre a necessidade do pacto federativo e da valorização dos municípios.

Hamm aproveitou para destacar sobre agenda positiva que teve nesta semana no Ministério da Integração Nacional, com os municípios da zona sul, fronteira oeste e região da campanha. Na oportunidade, buscaram alternativas para amenizar a situação dos municípios que estão em situação de emergência, em especial na agricultura e pecuária. “Pedimos mais agilidade na liberação de recursos para os municípios em situação de emergência”, conclama.

Ainda na reunião, outro tema em debate foi sobre a nova lei dos royalties e o Fundo de Participação dos Municípios.