17ª edição da Abertura da Safra de Citros em MONTENEGRO dia 25/05/2016



XVII Abertura da Safra de Citros

Montenegro programa para o próximo dia 25 de maio, na Casa da Atafona, propriedade do Produtor Martin Henrique Maurer, na localidade de Santos Reis, a 17ª edição da Abertura da Safra de Citros. A atividade inicia às 13h30min e marca a abertura da safra na região. Para a safra deste ano a expectativa, de acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, é de que sejam colhidas no Vale do Caí 162 mil toneladas de citros, sendo 107 mil de bergamotas.


Bonine explica que esse volume de produção só poderá ser obtido caso não haja acidentes climáticos como geadas ou excessos de chuvas - este último, sendo o caso do ano passado, quando os produtores registraram perdas de até 60% em variedades como a Montenegrina.

De acordo com Bonine, outra condição que tem sido satisfatória no período que antecede a colheita de variedades como Ponkan, Caí a Montenegrina, são os dias com temperaturas mais amenas e as noites frias, o que faz com que os citros do RS alcancem uma qualidade superior.

O evento é realizado pela Prefeitura de Montenegro, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, com o patrocínio do Banrisul, Bio Citrus e Irmãos Nedel - Comércio de Frutas.

Também tem o apoio da Emater/RS-Ascar, Grupos Organizados do Lar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf), Associação de Fruticultores de Montenegro e Montesucos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3632-1543