Unidade Básica de Saúde Timbaúva Montenegro



UBS Timbaúva: Atendimento voltado à comunidade de Montenegro

Para prestar melhor serviço a comunidade montenegrina, a Unidade Básica de Saúde Timbaúva ampliou o horário do serviço de saúde até às 22hs para os atendimentos básicos, funcionando desde as 18hs de segunda a sexta-feira. O serviço atende problemas agudos de baixa complexidade como dor de garganta, estados febris e gripais, vômito, diarreia e mal-estar, por exemplo. Não é considerado um plantão, pois não atende urgências e emergências, assim como não faz consultas por agendamento e não renova receitas nem é destinado ao atendimento de doenças crônicas.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o serviço é destinado a atender aquelas pessoas que, ao chegarem em casa, encontram o filho doente; às que não conseguem acessar Unidades Básicas durante o dia por conta do trabalho e, principalmente, para casos em que as pessoas não precisem buscar atendimento junto ao plantão do hospital Montenegro onde, este sim, atende casos de urgência e emergência.

“Estamos trabalhando ofertando serviços dentro de nossa capacidade financeira e de pessoal. Sabendo usar o serviço, não vai faltar atendimento” – diz a Secretária.

A Unidade Básica de Saúde Timbaúva, localizada junto a Secretaria Municipal de Saúde, tem uma equipa composta por dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um agente administrativo.

A capacidade de atendimento é de cinquenta consultas por noite. Quando este número é excedido as pessoas são encaminhadas para o acolhimento realizado pela equipe de enfermagem, onde ocorrem procedimentos de verificação dos sinais vitais. Um enfermeiro e um técnico de enfermagem são os responsáveis por esse atendimento.

Quando é detectado alteração de sinais vitais, a equipe avalia a situação e faz, dentro de suas capacidades, o melhor encaminhamento para a situação. A prioridade de atendimento sempre é para crianças, idosos sintomáticos ou de acordo com a classificação de risco. O atendimento básico noturno é exclusivamente para os moradores de Montenegro.

“Trabalhamos dentro dos protocolos e normas técnicas e com amor ao nosso trabalho. Temos compromisso e responsabilidade para com o usuário do SUS. Somos uma equipe de saúde comprometida com o sistema único de saúde. Nosso trabalho é pautado dentro dos princípios do SUS: gratuidade, universalidade, integralidade e equidade” – afirma Ana Maria.

Ainda, é importante ressaltar que o cartão do SUS é documento obrigatório para o atendimento. É através dele que os dados são consultados e verificado o endereço no município. Caso o endereço não pertença a Montenegro, a pessoa terá que ter em mãos o comprovante de endereço do município ou providenciar a atualização do cartão sob pena de não ser atendido.