PRAZO PARA FAZER OU TRANSFERIR O TITULO ELEITORAL EM MONTENEGRO se encerra no dia 04.05.2016


Para estar apto a votar o eleitor de Montenegro deve estar previamente inscrito como eleitor, cujo prazo final para tal providência se encerra no dia 04.05.2016.

Esta disponível durante o mês de abril o agendamento que pode ser realizado pelo site do TRE/RS (www.tre-rs.jus.br), na opção "Agendamento de Atendimento", disponível no menu "Serviços ao Eleitor". Atualmente, são disponibilizados 105 atendimentos por dia. 

Os eleitores que por ventura comparecerem no mês de maio (dias 02, 03 e 04) terão que obrigatoriamente aguardar em filas, as quais tradicionalmente duram horas, devido ao grande número de cidadãos que deixam para regularizar a situação próximo ao prazo final.

Os requisitos e documentos necessários para o primeiro título, transferência de local de votação dentro do município e alteração no nome são:

1. Alistamento Eleitoral (1º Título de Eleitor), alteração de local de votação dentro do município, revisão de dados e coleta de dados biométricos: 

1.1. Ter 16 anos na data da próxima eleição (nascidos antes de 02/10/2000, inclusive); 

1.2. Documento de Identidade (RG ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira de Trabalho); 

1.3. CPF (não é obrigatório); 

1.4. Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (obrigatório somente para os homens nascidos em 1997, ou em anos anteriores, que farão o primeiro título); 

1.5. Comprovante de Residência no próprio nome, emitido há no máximo três meses (recomenda-se que o eleitor ligue previamente para o Cartório a fim de verificar a documentação apta a comprovar o domicílio eleitoral). 

Quanto ao cadastro biométrico, informamos que os eleitores que realizaram alguma alteração cadastral em data posterior a 1º de maio de 2013, quando a coleta de dados biométricos foi implementado neste Cartório Eleitoral, não precisam realizar o procedimento novamente. Nestes casos, o Título de Eleitor possui a inscrição "IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA" no canto superior direito do documento, conforme ilustração anexa. 

2 Transferência do Título (tranferência de município): 

2.1. Documento de Identidade (RG ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista);

2.2. CPF (não é obrigatório); 

2.3. Ter, no mínimo, 3 meses de residência no município e 1 ano desde a última transferência ou alistamento eleitoral; 

2.4. Comprovante de Residência no próprio nome, emitido entre 3 meses e 1 ano anterior ao requerimento (recomenda-se que o eleitor ligue previamente para o Cartório a fim de verificar a documentação apta a comprovar o domicílio eleitoral). 

O Título Eleitoral é gratuito e fica pronto na hora, cujo tempo de espera gira em torno de dez minutos. 

O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Dr. Bruno de Andrade, 1.809 - Bairro Timbaúva. O horário de atendimento é das 12 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.