Visita dos Agentes em Residências de Montenegro para Controle da Dengue



Combate ao Mosquito: visitação a 29 mil imóveis até o final do mês
         A meta do comitê que está trabalhando no combate e prevenção ao Aedes Aegypti é concluir o primeiro ciclo de visitas aos 29 mil imóveis de Montenegro até o final deste mês. A partir de abril, no segundo ciclo, elas serão realizadas novamente. Informação divulgada  na Câmara, durante reunião proposta pelos Vereadores Dorivaldo da Silva (PSB) e Ari Müller (PDT).
Conduzida pelo presidente Carlos Einar de Mello (PSB) - “Naná”, contou com a participação do Chefe de Gabinete, Valter Robalo, da Secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues e de membros da equipe técnica da Secretaria.  Em suas manifestações e no Requerimento, Dorivaldo da Silva expôs sua preocupação quanto aos terrenos baldios e o acúmulo de lixo, citando o localizado próximo ao ginásio na Vila Esperança.
No seu entendimento, é preciso se fazer uma ação total por bairros.  Já Ari Müller tratou sobre a distribuição de repelentes aos Agentes de Saúde, de Combate a Endemias e para as gestantes do município. Müller alertou para os casos de microcefalia acontecendo no Brasil.
         Segundo a Secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues, a conjuntura epidemiológica encontrada neste momento “é diferente”. Observa que não se pode generalizar ouvindo as notícias, devendo trabalhar-se de forma igualitária, pois, existem situações diferentes nos municípios e estados. “Em Montenegro não temos a doença, algum surto e nem uma epidemia”. Ana Maria relata que a equipe está focada na questão do mosquito Aedes Aegypti, realizando diariamente visitação a residências, organizada por bairros.
Alerta que é imprescindível a parceria dos moradores, para seu bom resultado. Informa ter sido criado o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, sendo que as ações programadas são discutidas e debatidas amplamente. A preocupação de Ana Maria é que, após várias ações nos bairros, as equipes perceberam que estão atuando como se fossem “lixeiras”, fazendo alusão ao fato de que limpam a área e ela fica suja novamente na próxima semana.
Entre as dificuldades do trabalho, a Secretária contou que durante o mutirão no Bairro Estação, chegou a ser ameaçada por um catador. Completando, informou que há um cronograma de limpeza, definido pela Secretaria de Meio Ambiente. Entre ideias para aprimorar ainda mais a parte de Educação no combate ao Mosquito, figura organização de uma gincana envolvendo as associações comunitárias.
Repelentes para os Agentes de Endemias e Comunitários
Conforme Ana Maria Rodrigues, os Agentes de Endemias e os Comunitários que estão indo a campo já recebem repelentes de forma coletiva, sendo que nos próximos dias isto deverá ocorrer de maneira individual. Consiste na distribuição de kits para os 55 Agentes de Saúde e aos oito de Endemias.
Quanto à Indicação do Vereador Ari Müller, de também oferecer para as gestantes do município, Rodrigues explica que a questão ainda não está muito clara e, por questões de cautela, seria necessário aguardar. “Pode haver, inclusive, demanda judicial contra o Município, caso uma gestante tenha algum problema na gravidez e este seja atribuído ao uso do repelente”, alerta.
Na mesma linha Silvana Schons, responsável pela Vigilância Sanitária e o Chefe de Gabinete, Valter Robalo, alegaram que não se trata da questão de o Município arcar com os cerca de R$ 56 mil, custo estimado para a aquisição dos repelentes. Robalo foi além, lembrando a necessidade de que se tenham critérios técnicos. Dentre as boas notícias, a de que o Executivo está montando um laboratório próprio de Entomologia. Também tramita na Administração processo para contratarem-se containers, que seriam disponibilizados para o descarte, por parte das pessoas, de materiais como sofás, colchões, entre outros.
Ana Rodrigues voltou a falar no assunto do repelente para as gestantes, enfatizando: atualmente, o que existe é uma recomendação do Ministério da Saúde, e não obrigação. Comprometeu-se em levar a Indicação de Müller para uma ampla discussão no Comitê da Microcefalia. “Não podemos descartar a possibilidade de distribuição do repelente para as gestantes”, considerou. Ajustado novo encontro para tratar deste ponto, quando seriam trazidas maiores informações.