Repasse para manutenção dos corais de Montenegro



Repasse são fundamentais para manutenção dos corais da cidade

Os quatro Corais que mantém a tradição na cidade: Santo Antônio, Santos Reis, Avante Clube do Comércio e Vozes de Montenegro dependem do apoio do Município para a sua continuidade. Isto ficou claro durante reunião na Câmara de Vereadores, na manhã de quarta (30), proposta pelo peemedebista Roberto Braatz, com a presidência do Vereador Carlos Einar de Mello - “Naná” (PSB).

Participaram representantes dos quatro Corais, a Vereadora Rose Almeida (PSB) e o Diretor de Cultura, Leonardo Appel, que debateram a questão dos repasses financeiros do Município às entidades. Braatz alertou: é importante discutir-se agora o repasse às entidades para 2016 visando agilizar o processo, de forma que não ocorra o mesmo que em anos anteriores, quando a verba era autorizada somente no final do exercício financeiro.

O vereador acrescentou que estas pessoas levam o nome do município, através de uma tradição saudável, que dissemina o bem. “Esta demora na liberação dos recursos também é um complicador na hora da prestação de contas”, ressalta Braatz.

Para a vereadora Rose Almeida (PSB), são dispensáveis comentários sobre a importância dos Corais. Conta que apresentou Emenda de R$ 60 mil ao Orçamento do Município de 2016, para o Fundo da Cultura, tencionando garantir os repasses. Rose observa: é preciso estar atento ao Edital aberto, que fixou o período de 28 de abril a cinco de maio para que os interessados apresentem projetos culturais.

Completando, falou sobre a importância do repasse efetuado no final de 2015, que está garantindo inclusive as atividades no primeiro semestre de 2016. Informação ratificada pelo presidente do Clube do Comércio, José Osmar Santiago, que afirmou estarem garantidas as atividades neste primeiro semestre. A preocupação de todos os Corais é quanto ao que irá acontecer a partir do segundo semestre.

O Diretor de Cultura, Leornado Appel explicou que ocorreram modificações no Edital de 2016, também na questão dos recursos. “Para 2016, vamos abrir dois Editais. O que está aberto irá atender o segundo semestre de 2016. O outro, o primeiro de 2017”. O Diretor declarou que serão aplicados R$ 170.000,00, para atender a todos os projetos contemplados. Advertiu: está definido o teto de 15% para projetos sem fins lucrativos e 10% aos que visam lucros.

Cauteloso, Appel enfatizou que não poderia garantir que todos os projetos apresentados serão contemplados, mesmo cumprindo as exigências, em virtude dos recursos disponíveis.

Jacilene Dornelles, do Coral Vozes questionou: ”e se todos apresentarem projetos, o que irá acontecer”? Appel foi categórico: o projeto poderá ser contemplado parcial ou totalmente, a análise vai depender da quantidade apresentada.

Rose Almeida pediu aos representantes atenção quanto aos prazos e a todas as exigências. Appel informou que terça-feira da semana que vem cinco de abril, na Estação da Cultura às 18h, deverá ser feita a apresentação do Edital, e dadas algumas dicas sobre como se montar um projeto.

Naná reforça sua preocupação quanto à garantia de recursos financeiros para ambos os Editais. “Somos a Cidade das Artes, precisamos fomentar a cultura”, enfatizou o presidente da Câmara.