Projeto Pequenos Vigilantes de Montenegro




A Vigilância em Saúde, através das estagiárias de nutrição Elusa e Ana Maria, desenvolveu nesta quinta-feira (31) a primeira etapa do Projeto Pequenos Vigilantes junto aos alunos do 5° ano da EMEF Carlos Frederico Schubert.

O projeto, iniciado em 2003, tem como objetivo demonstrar que as ações educativas em Vigilância Sanitária podem ser um importante instrumento na construção de um quadro promissor em saúde e, também, refletirsobre a questão da interdisciplinaridade e intersetorialidade como fundamentos necessários para a busca da qualidade de vida.


Após treze anos de implantação, o Projeto Pequenos Vigilantes já formou 12 turmas compostas por aproximadamente 35 alunos cada, totalizando uma média de 400 crianças atendidas.

Estes números não representam apenas um dado estatístico, mas sim o que pode estar por trás dessa nova postura em vigilância. “Se entre estas 400 crianças, apenas 50 multiplicarem suas novas descobertas entre os seus familiares e amigos, já estamos diante de um resultado positivo, configurando-se no que chamamos efeito multiplicador”, explica Silvana Schons, Chefe da Vigilância em Saúde e idealizadora do projeto.



O Chefe de Gabinete, Valter Robalo, recebeu, na quarta-feira (30), kit do Projeto Pequenos Vigilantes, através da Chefe da Vigilância em Saúde, Silvana Schons, idealizadora do projeto que é desenvolvido desde de 2003, pela Vigilância Sanitária de Alimentos com alunos do ensino fundamental, envolvendo também, em sua execução, diversos atores como professores, comerciantes do ramo da alimentação, mídia local, Conselho Municipal de Saúde, entre outros.

O trabalho tem como principal objetivo demonstrar que as ações educativas em Vigilância Sanitária podem ser um importante instrumento na construção de um quadro promissor em saúde e, também, refletir sobre a questão da interdisciplinaridade e intersetorialidade como fundamentos necessários para a busca da qualidade de vida.


O desenvolvimento do Projeto Pequenos Vigilantes tem conquistado a adesão de todos os sujeitos envolvidos como uma aposta de formação concreta no desenvolvimento da consciência sanitária.

O projeto foi repaginado e realiza a primeira etapa nesta quinta-feira (31), através das estagiárias de Nutrição Elusa e Ana Maria, junto aos alunos do 5º ano da EMEF Carlos Frederico Schubert. “Importante destacar que em se tratando de serviço público a educação é o caminho para todas as conquistas, inclusive conquistas em Saúde Pública”, afirma Silvana.

Foto: ACOM

Fonte: ACOM