A justiça acusou empresas por ataques informáticos nos EUA





A justiça americana acusou sete iranianos e duas empresas iranianas ligadas ao governo de Teerã por ataques informáticos que visaram a dezenas de bancos nos Estados Unidos, diz documento citado pela agência de notícias francesa AFP.

Os ataques de pirataria começaram em dezembro de 2011 e tiveram uma maior ocorrência entre setembro de 2012 e maio de 2013, durante uma série de atos que perturbou o acesso às contas bancárias de centenas de milhares de clientes, e que originou prejuízos de dezenas de milhões de dólares,

“Estes ataques foram incessantes, sistemáticos e generalizados”, ameaçando o bem-estar dos Estados Unidos e enfraquecendo a segurança nacional, disse hoje a secretária de Estado norte-americana da Justiça, Loretta Lynch. Bank of America, J.P. Morgan Chase, Citibank e HSBC foram algumas das entidades visadas pelos ataques de pirataria.

Os sete iranianos visados têm ligações com os Guardas da Revolução, força de elite do regime de Teerã, precisou Preet Bharara, procurador do Ministério Público de Nova Iorque. A força de elite é uma das várias estruturas dentro do governo do Irã responsável pelos serviços de informações iranianos.

O suspeito, identificado como Hamid Firoozi, entrou por diversas vezes no sistema de controle da barragem Bowman em Rye, em Nova Iorque, entre agosto e setembro de 2013, o que lhe permitiu obter informações sobre o estado e o funcionamento desta estrutura, de acordo com a ata de acusação.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/