95% das máquinas da Prefeitura de Montenegro trabalhando


95% do parque de máquinas da Prefeitura estará nas ruas até abril

Visando apurar a veracidade da denúncia, de que existem entre 25 a 30 veículos parados na Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, o Vereador Renato Kranz (PTB) fez uma reunião quinta-feira (31) na Câmara.

Durante quase duas horas o titular, Ricardo Endres, informou inúmeros dados sobre cada um dos equipamentos do parque de máquinas da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU). Também participaram o presidente do Legislativo, Carlos Einar de Mello (PSB) e o Vereador Ari Müller (PDT).

“Naná” abriu os trabalhos e passou a palavra ao Vereador Kranz (PTB), que tinha em mãos a listagem dos veículos da frota, relacionados um por um, entre patrolas, retroescavadeiras, caminhões, ambulâncias e veículos leves. Iniciou classificando como um “caos” a situação da oficina, desde a troca de governo. Lembrou que foi aprovada uma lei que possibilita o chamado “adiantamento de contas”, para facilitar a manutenção dos veículos quando requerer pequenos gastos. 

Para Renato, precisa-se buscar uma solução, como a possibilidade de se terceirizar os serviços da oficina. Conta que recebeu várias ligações de servidores da SMVSU, reclamando das condições dos equipamentos. Depois de escutar atentamente as alegações dos Vereadores o Secretário Ricardo Endres - “Mano”, de maneira calma e esclarecedora, respondeu uma a uma as perguntas. Antes, adiantou que 95% da frota da Secretaria estará trabalhando, até o final de abril.

Uma das situações mais polêmicas foi a da motoniveladora nº155, máquina que, segundo informações, foi desmanchada ainda na gestão do Secretário da época em que o Prefeito era Paulo Azeredo. Mano disse que, apesar de estar há apenas 60 dias no governo, teve conhecimento dos casos e tomou algumas medidas. “O conserto na motoniveladora deverá ter um custo muito inferior aos 90 mil reais apresentado pela empresa, na época”, aponta. Outra medida foi a retirada da máquina Caterpillar nº 80, que estava na lista para ser leiloada. Endres adianta que irá ser recuperada com baixo investimento, sendo colocada novamente no serviço. 

Mudança na compra de máquinas e pneus

Conforme Ricardo Endres, algumas medidas para diminuir os problemas de manutenção já serão tomadas no momento da própria aquisição das máquinas. Em todas as licitações para a compra, será colocado no edital a palavra “nacional”. Com isto, Mano acredita que o valor da reposição das peças vai ser menor, e a própria durabilidade será maior. 

Para a compra dos pneus, o Secretário diz que haverá alteração: a exigência do manual de fabricação original, o que dificultaria a participação das empresas na venda de pneus importados de baixa qualidade. “Naná certamente teve mais dificuldades, pela situação em que encontrou a Secretaria. Também posso dizer que quando assumi a SMVSU, as condições já estavam muito melhores do que no tempo em que Naná respondeu pela pasta”, compara. Endres elogiou os mecânicos do Município, porém, disse que realmente há problemas na compra de algumas peças, pela dificuldade de se encontra-la e a burocracia. Mais uma mudança que irá adotar diz respeito à compra das peças, que passarão a ser somente originais, que possuem durabilidade maior e garantia. 

Rebatendo o informado por Kranz, de que servidores estariam trabalhando com equipamentos sem condições, Mano disse não ser verdade, e que os próprios servidores são muito zelosos quanto a isto. No quesito manutenção, Renato sugeriu um planejamento na parte preventiva. Mano concordou, revelando já estar em seus planos o credenciamento de oficinas da cidade, para prestar serviços. 

Os Vereadores Naná, Kranz e Ari, que têm fortes ligações com o interior, pediram medidas urgentes para a melhoria das estradas, lembrando que está chegando a época da bergamotinha verde. Ari Müller chegou a dizer que inclusive o colono acaba recebendo menos pela fruta, em função do transporte, devido às péssimas condições das estradas. 

Segundo Mano Endres, a metodologia de trabalho mudou. Agora, a equipe se desloca para uma localidade e não sai para atender outro serviço enquanto não concluir a recuperação total das estradas, incluindo bueiros e valas. “Hoje, estamos utilizando mais brita do que saibro. A qualidade das estradas está ficando muito melhor”, comemora. Endres entendeu o anseio dos Vereadores e informou que já iniciou os trabalhos de recuperação na chamada “zona da fruta”, partindo da localidade de Alfama em direção à Lajeadinho, Vapor Velho e Santos Reis. 

Por último Naná disse que é preciso adquirir duas retroescavadeiras, de forma urgente. Comentada ainda a questão dos pneus furtados no pátio da Secretaria. Mano afirmou que o caso está na esfera criminal, e também que foi aberta sindicância.