Ex-ministro Alceni Guerra em Venâncio Aires nos eventos de Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável





O Ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, estará nos dias 4 e 5 de Março em Venâncio Aires(RS), à 130 km de Porto Alegre, onde participará de dois eventos de  reflexão e formação política e desenvolvimento sustentável. 

Um seminário com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, empresários e comunidade.

Com um currículo respeitável, o médico e pediatra já marcou presença em atividades, reuniões de trabalho e participação em eventos com líderes mundiais como Nelson Mandela e George Bush, entre outros. 

Também foi recebido pelo Papa João Paulo II, onde teve a oportunidade de expressar seu profundo respeito pela humanitariedade que, segundo ele, é a característica principal que permeia sua carreira como homem público e cidadão.

Como prefeito municipal, deixou um importante legado para a cidade de Pato Branco (1997-2000) e para o Estado do Paraná. A cidade de pouco mais de 70 mil habitantes que produzia somente milho, soja e frango, hoje é a quinta em qualidade de vida e a maior em Educação Integral e Tecnológica do Paraná.

 A partir de seu governo, uma vez implantada a nova visão, a cidade passou de cinco para 172 no número de cursos superiores ofertados; é hoje o maior pólo de tecnologia em Hardwere e Softwere do interior do País.

LEGADO MINISTERIAL - Como Ministro da Saúde, deixou importantes legados, dos quais hoje fazemos pleno uso, sendo alguns de extrema necessidade e importância para a vida humana. Alguns exemplos, citados diretamente por ele na ocasião da conversa em Curitiba estão: a plena consciência hoje exercida pelos brasileiros no uso do cinto de segurança; o serviço de emergência em ambulância prestado hoje pelo
corpo de Bombeiros em todo o País; as duas Leis do SUS, a 8.080/90 e a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e regulamenta os Conselhos Municipais de Saúde (na qual também participou como co-autor o Dr. José Eri de Medeiros, ex-secretário de Saúde de Venâncio Aires).

 A criação dos Agentes Comunitários de Saúde, que resultou hoje no Programa de Saúde da Família; o programa brasileiro referência no tratamento contra a AIDS; a transformação para o modelo atual da composição do Conselho Nacional de Saúde (paritário e com a participação de todas as instâncias da sociedade ligadas à Saúde), entre inúmeras outras contribuições de grande relevância para a sociedade brasileira e mundial.

CONSTITUINTE – O texto a seguir é um trecho do discurso original de Alceni Guerra como Deputado Federal, proferido na sessão de 25 de fevereiro de 1988, na ocasião da Assembléia Constituinte, publicado no DANC de 26 de fevereiro de 1988, p. 7663-7664, onde defendeu a Licença Paternidade, hoje um direito nacional.

Presidente Ulysses Guimarães, – “Concedo a palavra ao nobre Constituinte Alceni Guerra para encaminhar a votação”. Alceni – “As origens desta proposta Sr. Presidente, remontam à época em que eu era médico-pediatra, há 10 ou 12 anos.

Frequentemente deparava-me com uma mulher que, tendo acabado de dar à luz a um filho, e estando impossibilitada de assisti-lo, não podia ter ao seu lado o marido, o companheiro, o pai da criança que, naquele momento, era muito importante para a preservação, Srs. Constituintes, da família, que considero a cellula mater da sociedade”

Alceni aceitou o convite para o evento em Venâncio Aires, após a visita que recebeu do IBSAÚDE em seu gabinete em Curitiba. Na ocasião, pelo presidente do Instituto, José Eri de Medeiros, o diretor jurídico Vinícius D’Andrea de Medeiros e o diretor de comunicação Lannes Lopes Osório, que também em visita à Pastoral da Criança e o Museu da Vida, onde está instalado o memorial da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral e que perdeu a vida em um terremoto no Haiti em 2010.

OPINIÃO POLÊMICA – Alceni Guerra nunca foi considerado um político polêmico.

Pelo contrário, sempre teve como características a humanidade, a articulação e o levante de soluções realmente impactantes para a comunidade. Um bom exemplo está no tema Educação Integral e Integrada – Proposta de emenda constitucional nº 134, de sua autoria, onde em poucas palavras sintetiza: “Fui o elo entre Leonel Brizola, Darci
Ribeiro e Fernando Collor para implantar no Brasil o mais arrojado projeto de Educação Integral da História”.

Porém sobre as crises da Saúde (Zika, Dengue e Chikungunya), Alceni desfere sem rodeios: “Campanha é ótimo. Mas somente divulgar campanhas não é a melhor solução.

Para erradicar o mosquito definitivamente é preciso punir severamente aqueles que permitem criadouros em seus imóveis”. A sugestão passa pela aplicação de multa. Da mesma forma como Alceni impulsionou a conscientização do uso do cinto de segurança, que só foi surtir efeito após virar infração no Código Brasileiro de Trânsito.

Trazendo experiências e contribuições importantes para novos líderes, políticos e cidadãos em geral que se preocupam com a construção de uma sociedade melhor, Alceni Guerra se pronunciará em duas oportunidades em Venâncio Aires: a primeira na sexta-feira à noite, na Chácara do empresário Adilor Adams, com a presença dos representantes dos partidos políticos, autoridades estaduais e nacionais e comunidade em geral. Na ocasião palestrará sobre o tema: “O Município em Debate: buscando soluções para o desenvolvimento sustentável, planos e metas municipais e capacidade de gestão”.

No sábado pela manhã, no auditório do Hotel Guest, em outra mesa onde contará com representantes da CACIVA, o ex-ministro debaterá sobre “Os desafios da Saúde Pública, Experiências Municipais na Área da Saúde e suas soluções”.

CURRÍCULO – Formado pela Universidade Federal do Paraná, elegeu-se deputado federal em 1982, e reeleito em 1986. Foi ministro da Saúde no governo Fernando Collor, de 15 de março de 1990 a 23 de janeiro de 1992. Da tentativa de envolvê-lo em escândalo pela aquisição de bicicletas para os Agentes de Saúde, logo foi totalmente inocentado pelo STF.

 Em 1996 foi eleito prefeito de Pato Branco. Em 2006 foi eleito novamente deputado federal. Hoje, atua na iniciativa privada onde mantém um projeto na área da saúde e responde como vice-presidente do Coritiba Futebol Clube.


 Colaboração: Lannes Lopes Osório – Jornalista Reg.Prof. nº 02607