SMIC MONTENEGRO promove concurso para escolha do mascote oficial do Municipio

Mascote da Campanha AABB Comunidade Montenegro 

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMIC), promove concurso para escolha do mascote oficial de Montenegro. Moradores, estudantes e qualquer entidade artística e cultural da cidade podem realizar sua inscrição até o dia 05 de fevereiro.



O concurso foi desenvolvido para eleger o mascote, nome e cor que representarão a cidade em atividades turísticas, culturais, educacionais e institucionais. O personagem terá, ainda, a responsabilidade de identificação com o público infantil, jovem e adulto no trabalho de divulgação do município de Montenegro em eventos locais, regionais e estaduais.

A ficha de inscrição (http://migre.me/svBPI) deve ser entregue, juntamente com o desenho estético, nome e cor, na SMIC (Rua São João, 1301, Centro) até às 9h do dia 05 de fevereiro. Cada pessoa poderá realizar apenas uma inscrição.

O preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição com letra legível é indispensável, pois o candidato será desclassificado caso algum dos campos chegue à SMIC em branco ou rasurado.

Os critérios avaliados serão a relação com o tema “Montenegro: Cidade das Artes, Capital do Tanino e da Citricultura”, criatividade, originalidade e o nome do personagem. Os trabalhos inscritos serão avaliados por 11 jurados. O autor do desenho vencedor receberá como premiação uma placa em sua homenagem.

Fonte:

www.montenegro.rs.gov.br


O QUE É UM MASCOTE ?

Homem em descanso do trabalho de mascote

Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. São, normalmente, humanizadas e utilizadas para atingir públicos específicos (o público infantil, o público jovem, entre outros). Reúnem quase sempre as mesmas características marcantes, que passam por sorrisos enormes e proporções exageradas, aspetos que procuram enaltecer uma dada propriedade positiva que cause identificação entre o público e a entidade representada pela mascote. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Portanto, muitas empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas publicitárias. Como interagem com as pessoas, ajudam simultaneamente na comunicação e divulgação da marca.

As mascotes ajudam a observar a vida de uma maneira diferente. São fenómenos com muita imaginação e normalmente têm uma forte conexão com as expressões e características da entidade ou serviços que representam, seja através da associação a elementos primários da identidade visual da empresa, como o símbolo ou logótipo da marca, ou através das cores institucionais.

O aparecimento de mascotes prende-se com a Revolução Industrial e com o começo das técnicas de impressão e dos anúncios publicitários, no final do século XIX e início do século XX. A partir desse momento, surgiram as mais distintas personagens de marcas impressas em embalagens, projetando a marca no mercado de forma mais atraente. 

Outro contributo fundamental no desenvolvimento de personagens/mascotes foi o aparecimento e rápida popularidade da televisão, que permitiu incorporar os mais diversos avanços na comunicação comercial. As mascotes surgiam já em movimento, representando a marca de forma muito apelativa junto do consumidor. 

A novidade que os mascotes implementaram no mercado do consumidor começou por ser um fenômeno bem aceite por todas as faixas etárias, que aderiram fortemente a esta nova estratégia de marketing. No entanto, a sua dimensão essencialmente gráfica e animada fez com que a mascote começasse a ser percepcionada como forma de comunicação destinada ao público mais novo.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org