Promotor de Justiça Dr. Colletto recebeu o Título de Cidadão Montenegrino na Câmara de Vereadores




Em Sessão Solene na manhã de quarta-feira (23), no plenário da Câmara de Vereadores, o Promotor de Justiça Thomás Henrique de Paola Colletto recebeu o Título de Cidadão Montenegrino, uma das maiores honrarias que o cidadão pode receber.

A solenidade teve participação de representantes do Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, empresários, entidades e familiares do homenageado. 

O Título foi concebido por iniciativa do Vereador Márcio Miguel Müller (PTB), através do Projeto de Decreto Legislativo 05/15. Durante a sua manifestação como proponente, Müller elogiou o trabalho de relevância prestado pelo Promotor. “Hoje, o senhor não está mais atuando em Montenegro, porém continua morando na cidade”. 

Concluindo, Müller destacou o brilhante trabalho de Colletto durante os nove anos em que esteve atuando como Promotor de Justiça em Montenegro na prevenção e fiscalização dos atos administrativos, assim como repressão e ressarcimento dos prejuízos causados ao erário público, sempre em benefício do cidadão. 

Já como Cidadão Montenegrino, o Promotor Thomás Henrique de Paola Colletto foi à tribuna. Declarou que “receber tamanha distinção desta Casa Legislativa, sem dúvida alguma, simboliza o reconhecimento pelo trabalho realizado”. Prosseguiu: “durante os nove anos em que exerci as atribuições na Promotoria de Justiça Especializada, procurei exercer com plenitude e intensidade todas as atividades funcionais que a mim cabiam”. 

“Montenegro deixou em mim marcas profundas, tanto que aqui permaneço residindo, com autorização da Administração Superior, vivendo como cidadão o dia-a-dia desta cidade, uma cidade com imenso potencial e com enorme coração para acolher”, finalizou.

Representando o Prefeito, o Procurador Geral Marcelo Rodrigues fez uso da palavra. Fez questão de frisar que o Promotor foi atuante na comunidade, cumprindo fielmente sua obrigação constitucional. “Bem vindo à família montenegrina o mais novo filho da terra”, parabenizou Marcelo. Além da placa e clipagem encadernada de todas as informações sobre sua atuação como Promotor, Colletto também recebeu o Diploma e o Decreto Legislativo que o torna Cidadão Montenegrino. 

SAIBA MAIS SOBRE O HOMENAGEADO:

De acordo com o seu currículo, Thomás Colletto fez o curso de Preparação à Magistratura, promovido pela Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul (Ajuris) em 2001, ano em que no seu início se formou em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Tomou posse no Cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do RS em junho de 2002, após ser aprovado em segundo lugar no concurso para ingresso à carreira do MP. 

Como Promotor de Justiça, atuou na Promotoria de Justiça de Júlio de Castilhos, entre agosto de 2002 a janeiro de 2005. Foi promovido, passando a atuar na Promotoria de Justiça Especializada de Montenegro, a partir de fevereiro de 2005. Trabalhou nas áreas da Infância e Juventude, Meio Ambiente, Improbidade Administrativa e Defesa do Patrimônio Público e Ordem Urbanística (loteamentos). Também atuou, no âmbito do Ministério Público, como Coordenador da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. 

Thomás Colletto passou a trabalhar na Promotoria de Justiça Criminal de São Leopoldo, em agosto de 2014, onde permanece até o momento.