Turismo rural em Montenegro


A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através da Diretoria de Turismo, firmou, na última semana, uma nova parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, o Sindicato Rural de Montenegro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que irá capacitar os membros da Rota Fortaleza, através do Programa Turismo Rural como uma nova alternativa de renda no campo.

Serão 10 etapas: 1) sensibilização; 2) identificação e seleção de oportunidades de negócio; 3) planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais; 4) a acolhida no meio rural; 5) roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas; 6) implantação dos pontos de vendas de produtos agroalimentares típicos e de artesanato; 7) comandando e organizando a cozinha rural; 8) os segredos da boa culinária rural; 9) os serviços de restaurante rural e 10) consolidação das ações desenvolvidas.


Na ocasião, foi desenvolvida a primeira etapa do projeto que é a sensibilização dos membros da rota. A próxima etapa está agendada para os dias 02, 03 e 04 de dezembro.

A administração municipal e os empreendedores estão atentos ao turismo rural, que cresce a cada ano. Há operadoras interessadas no segmento, com boas estratégias e com o mesmo propósito que o nosso: apresentar Montenegro com todas as suas potencialidades.

Há muito trabalho a ser realizado, quando se trata do turismo, mas iniciativas como esta podem contribuir com um desenvolvimento mais rápido e eficaz do setor.

Foto: Diretoria de Turismo/SMIC