Grupo de Consciência Negra da Sociedade Floresta de Montenegro



Oficina leva até as escolas atividades alusivas à cultura africana

Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, comemora-se o dia nacional da consciência negra, uma data dedicada a reflexão acerca da cultura e do povo africano. A fim de levar o tema para dentro da sala de aula, Solange de Souza Pereira e Inês dos Santos, integrantes do grupo de Consciência Negra da Sociedade Floresta – com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura –, organizaram oficinas que estão sendodesenvolvidas nas escolas municipais ao longo desta semana.


Durante as oficinas, além de apresentar um pouco da cultura africana às crianças, são exibidos vídeos educativos e realizadas atividades como confecção de desenhos, brincadeiras, entre outras.

O destaque da oficina é a história da boneca abayomi, bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Solange explica que durante viagens realizadas em navios negreiros da África para o Brasil, no período da escravidão, as mães, para acalmar seus filhos, rasgavam tiras de tecido de suas saias e, com elas, faziam bonecas para as crianças brincarem.

A palavra abayomi significa aquele que traz felicidade ou alegria. Os alunos da EMEF do Bairro São Paulo se divertiram muito, nesta manhã, ao aprender a confeccionar suas bonecas. Na tarde desta quarta-feira, a oficina acontece na EMEF Profª Maria Josepha Alves de Oliveira.

Foto: ACOM