Eleitores da 31ª Zona Eleitoral em Montenegro


Revisão do eleitorado com identificação biométrica do município de Salvador do Sul e coleta ordinária dos dados biométricos dos eleitores do município de Montenegro



Restando menos de um mês para o término da Revisão do Eleitorado com identificação biométrica do município de Salvador do Sul, que findará no dia 18/11/2015, 3.926 eleitores, de um total de 5.601, o que equivale a 70,1% do eleitorado, já compareceram para realizar o procedimento, restando ainda 1.675 a comparecer ao Cartório Eleitoral.

Visando facilitar o acesso do eleitor ao procedimento revisional, o qual é obrigatório, sob pena de cancelamento da inscrição eleitoral, está sendo disponibilizado transporte coletivo aos eleitores que possuem dificuldades para deslocar-se até o Cartório Eleitoral de Montenegro. Os interessados, devem realizar contato com a Prefeitura Municipal de Salvador do Sul, com a servidora Beatriz Flach, para agendamento. Maiores informações sobre o transporte podem ser obtidas no telefone (51) 3638 1396 ou no Espaço da Cidadania, situado na Avenida Duque de Caxias, nº 662, junto ao Posto do Juizado Especial Cível / Junta de Serviço Militar.

Assim, ao término da revisão do eleitorado do município de Salvador do Sul, este Cartório terá finalizado o cadastro biométrico dos eleitores de seis dos sete municípios jurisdicionados pela 31ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, sendo que no ano de 2013 foi realizado o procedimento nos municípios de São Pedro da Serra, Maratá e Pareci Novo, e, no corrente ano, efetuado nos municípios de São José do Sul, Brochier e Salvador do Sul, restando Montenegro a ser revisado.

Atualmente, Montenegro possui 7.059 eleitores cadastrados com identificação biométrica, de um total de 45.258, o que equivale a 15,6% do eleitorado, restando ainda 38.199 eleitores a terem os dados biométricos coletados. Ressalto que o procedimento ainda não é obrigatório para os eleitores de Montenegro, os quais poderão votar na maneira tradicional nas próximas Eleições Municipais a serem realizadas no ano de 2016. Contudo, recomendamos que os eleitores se antecipem e já procurem o Cartório Eleitoral para realizar o procedimento, evitando as tradicionais filas registradas próximo ao prazo final do procedimento, que deverá ser obrigatório somente no ano de 2017, para os eleitores de Montenegro.

Abaixo, as informações de praxe sobre a revisão do eleitorado com identificação biométrica. 

O PROCEDIMENTO

A revisão consiste no comparecimento OBRIGATÓRIO do eleitor ao Cartório, munido de documento de identificação em sua via original e de comprovante de residência. Na oportunidade, terá os dados biométricos (assinatura, fotografia e impressões digitais) coletados, sendo que todo o procedimento demora em torno de 10 minutos. O eleitor recebe o novo título de eleitor na hora, gratuitamente.

Quanto aos documentos de identificação, são aceitos (Via Original):
1. Carteira de Identidade;
2. Carteira Nacional de Habilitação;
3. Certidão de Nascimento;
4. Certidão de Casamento;
5. Carteira de Trabalho (CTPS);
6. Carteira Profissional (OAB, CRA, CRM, etc).

Documentos aptos a comprovar o domicílio eleitoral atualizado (expedidos em período inferior a três meses): 
1. Contas de água, luz ou telefone;
2. Contrato de locação de bem imóvel, com firmas devidamente reconhecidas em cartório;
3. Envelopes de Correspondência recebida no endereço, desde que neste conste a data de postagem;
4. Carteira de Trabalho com contrato de trabalho vigente no município;
5. Notas fiscais, onde conste o endereço do comprador;
6. Talão do Produtor Rural;
7. Certidão de matrícula de imóvel;
8. Documentos expedidos pelo poder público (declarações da Secretaria de Saúde, por exemplo, constando nome e endereço do eleitor);
Frisamos que o comprovante deve estar no nome do próprio eleitor. Caso esteja no nome do cônjuge, deverá apresentar a Certidão de Casamento ou documento equivalente. Para filhos até 21 anos, inclusive, o comprovante pode estar no nome dos pais.

O eleitor que não comparecer terá a inscrição cancelada, não podendo votar nas próximas eleições e ficando impedido de obter certidão de quitação eleitoral. Tal procedimento é obrigatório para todos os eleitores, sendo que os maiores de setenta anos, os menores de dezoito e os analfabetos, ou seja para quem o voto é facultativo, a inscrição será cancelada, mas não trará prejuízos ante a facultatividade do alistamento e do exercício do voto.

ATENDIMENTO E CONTATO

O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Dr. Bruno de Andrade, n. 1.809, Bairro Timbaúva - Montenegro/RS.
Telefones de contato: (51) 3632 3880 e (51) 3632 8568.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.
E-mail de contato: zon031@tre-rs.jus.br


Fonte: Cartório Eleitoral - 31ª ZE


Foto: http://www.tre-rs.gov.br/