ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO SESI MONTENEGRO



No dia 25 de maio de 1972 foi inaugurada a primeira sede própria do SESI Montenegro, localizada no Centro da cidade. Alguns anos mais tarde, no dia 7 de maio de 1994, foi inaugurada a segunda sede, onde hoje está localizado o Centro de Atividades do SESI Montenegro. Desde então, o SESI oferece para a Indústria local e seus trabalhadores, serviços nas áreas de educação, saúde e lazer. Somente nos últimos cinco anos, o SESI de Montenegro realizou mais de 2 milhões e 300 mil atendimentos.


Dando continuidade aos serviços com foco no trabalhador da indústria, e com o propósito de garantir um ensino de qualidade, o SESI vem investindo na construção de escolas de Ensino Médio voltadas para o mundo do trabalho e para a excelência acadêmica.

A meta do SESI Montenegro é atingir, nos próximos cinco anos, 2000 alunos, com a sua metodologia. Metodologia essa que se diferencia por oferecer, aproximadamente, 5000 horas de estudos ao longo de três anos de curso, horário integral, ênfase na matemática e ciências da natureza, bem como aprofundamento em robótica e empreendedorismo.
A proposta do SESI é preparar novas mentes para contribuir com o desenvolvimento da indústria.

E hoje em nosso município, iniciou mais uma importante etapa na idealização de uma educação inovadora e eficaz: A construção da futura Escola de Ensino Médio do SESI em Montenegro. 
O Ensino Médio prepara o aluno para a complexidade da vida em sociedade e do mundo do trabalho, que cada vez mais exige boa formação acadêmica.

Desta forma, o SESI de Montenegro quer propor um programa de ensino baseado no desenvolvimento de competências e habilidades, na qual a criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas sejam dominadas pelos alunos, destacando-se a relação da teoria com a prática em todos os conteúdos curriculares, abrindo caminho para os estudos de nível superior.

Na ocasião também foi feita uma homenagem ao Gestor João Carlos Schafer. Sr. João iniciou no SESI em 01 de março de 1978, na unidade de Lajeado, trabalhou na instituição por 37 anos e 6 meses. Exerceu a função de Gestor por 23 anos atuando em diversas unidades do Estado e nos últimos anos liderou a região IX – Estrela, Lajeado e Montenegro. Durante sua trajetória, João construiu uma bonita história, tornando-se referência para muitas pessoas dentro e fora da organização.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana, o Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Alberto Friederich, representantes de indústrias locais, autoridades, Diretores Superintendentes do SESI e Sistema FIERGS e o Presidente do Sistema FIERGS, Sr. Heitor José Müller.

FOTOS: ACOM
DADOS: SESI Montenegro