Alimentação Escolar em Montenegro




Num encontro envolvendo a Administração Municipal, o Poder Legislativo e representantes do SINPEDU (Sindicato dos Profissionais de Educação); a Alimentação Escolar foi o principal e mais debatido tema em discussão. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com seus representantes, fez questão de deixar claro que o controle referente à qualidade dos alimentos e a coordenação das merendas é acompanhada de perto pela Administração.


Questionada sobre algumas trocas de Direções nas escolas municipais, a Secretária de Educação, Silvana Schallemberger, esclareceu as novas escolhas e comprovou que as trocas atenderam todos os pré-requisitos para as denominações. Ainda, destacou que a SMEC com frequência trabalha em conjunto com pais e professores, e as ações são realizadas após discussões e planejamentos.

Rodrigo Tichy, Presidente do SINPEDU, colocou em pauta a denúncia recebida no Sindicato onde professores estariam proibidos de comer a merenda escolar. Com propriedade, a Secretária afirmou que os professores podem e devem acompanhar os alunos na refeição. Inclusive, enquanto professores, tem a responsabilidade de orientar e ensinar seus alunos no momento da refeição. Contudo, deixou claro que, a Merenda Escolar é destinada aos alunos, e os professores que fizerem as principais refeições (almoço, jantar) na escola estão cometendo um crime. Para tanto, os profissionais recebem um ticket alimentação diário. As sobras, não servidas dos alimentos, passam por um acondionamento especial para consumo posterior.

Como o repasse da verba destinada pelo Governo Federal não atende à demanda, o Município complementa diariamente o valor destinado para garantir a boa alimentação. Ao todo são 25 mil refeições diárias servidas na rede escolar municipal. “Estamos muito orgulhos em relação ao cardápio. Nosso alimento é bem variado” – comenta a Secretária.

Por fim, o Vereador Renato Kranz (PMDB) parabenizou e elogiou a estrutura de alimentação montada pela Administração Municipal, classificando-a como invejável e fantástica.

Participaram da reunião, realizada na Câmara de Vereadores nesta manhã, a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), com a presença da Secretária da pasta, Silvana Schallemberger, e seus Diretores; o Procurador Geral do Município (PGM), Dr. Marcelo Rodrigues; o Secretário da Fazenda (SMF), Júlio Hoffmeister; o Chefe de Gabinete, Valter Robalo; os vereadores Marcos Gehlen (PT), Roberto Braatz (PDT) e Renato Kranz (PMDB); o Presidente do SINPEDU, Rodrigo Tichy, e seu vice, Thiago Iwaszko.

FOTO: ACOM