4 mil pessoas na festa da família da Diocese Montenegro




O dia 4 de outubro de 2015 entrou para a história da Diocese de Montenegro. Quem teve a oportunidade de estar em Estrela e participar do Encontro Diocesano das Famílias jamais se esquecerá dos momentos vivenciados neste dia. Aproximadamente 4 mil pessoas vindas das 30 paróquias de nossa Diocese celebraram com fé, energia e vivacidade a festa da família, embalados pelo lema “o amor é nossa missão: a família plenamente viva!”. Depois de meses de trabalho, dedicação e preparação, o Setor Família da Diocese colheu os frutos. 

Ao amanhecer do dia, os raios de sol já denunciavam a bênção que Deus derramava sobre o Encontro. Por volta das 9h, vindos dos mais diversos recantos de nossa Diocese, um povo alegre, ansioso e motivado começou a chegar, procurando por orientação que designava os locais onde ocorreria a formação por faixas etárias. Idosos, adultos, jovens e crianças chegavam carregando cadeiras, lanches, chimarrão e o mais bonito sorriso nos lábios. A maioria já vinha com a identificação das cores conforme o grupo etário.

Por volta das 10h, teve início o momento de formação nos cinco locais previamente definidos e preparados com muito zelo pela equipe de organização. 140 crianças de zero a oito anos participaram de uma série de oficinas no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, onde uma equipe de cerca de 100 adultos trabalhou com elas o tema do encontro de forma lúdica e divertida. Já as crianças da catequese de primeira Eucaristia tiveram seu local de formação na APAE, conduzido com maestria por Liana Plentz. Enquanto isso, os jovens seguiram em caminhada para o Colégio Santo Antônio, onde receberam uma animada formação de Gustavo Balbinotti, com direito à gincana e muita diversão. Os adultos tiveram seu local de trabalho e reflexão na Escola Vidal de Negreiros, acompanhados pela psicóloga Fabiane Pasa. E a terceira idade ficou no Centro Comunitário Cristo Rei, na companhia do Bispo diocesano, Dom Paulo De Conto.

Por volta das 11h30min, todos os grupos convergiram ao Ginásio Cristo Rei, para o almoço partilhado. Às 13h o Grupo Chamas, das Irmãs Paulinas, agitou a massa com um show animado por canções envolvendo o tema da família. Em seguida, foi feito o lançamento oficial da Revista Diocese da Alegria, muito aclamada pelo povo. Às 13h30min, Pe. Ezequiel Dal Pozzoe sua equipe fizeram as 4 mil pessoas presentes cantar a uma só voz, de mãos dadas, músicas que marcaram sua trajetória, como o clássico “Vou cuidar da minha família” e a “Oração da Família”, que arrancou lágrimas de muitos presentes.

Entre as canções, Pe. Ezequiel propôs reflexões com o povo, reiterando o quanto é bom alimentar o que faz bem ao coração. “Que bom que vocês vieram, que bom que estão aqui. Em quantas crianças e jovens falta a experiência religiosa e isso é triste, pois quando perdemos esse vínculo nos tornamos menos humanos”. Para Pe. Ezequiel, a construção da família é constante, nunca se sabe tudo e se aprende todo dia a ser família.

Para coroar o dia de bênçãos, foi celebrada a santa missa, com a presidência de Dom Paulo De Conto e com a grande maioria dos padres da Diocese concelebrando. Em sua homilia, o Bispo da Diocese de Montenegro lembrou que nosso tempo é marcado pela solidão: “nunca tivemos tanta facilidade de nos locomover e de nos conectar, e nunca houve tantas pessoas se sentindo sozinhas. Esse é um grande campo de atuação pastoral: aproximar-se, ser presença junto a quem se sente só!”. Ele recordou que “o sonho de Deus é que o amor una o homem e a mulher livremente, que esse amor seja fecundo e dê frutos e que esse amor acolha a vida dos filhos que são gerados e os acompanhe pela educação, pelo afeto, pelo exemplo. Todos nós que estamos aqui fomos acolhidos: quando nascemos, houve alguém para nos segurar nos braços, e que nos entregou ao colo acolhedor da mãe! Esse é o sonho de Deus: que todos sejam gerados pelo amor e no amor acolhidos!”. Dom Paulo pediu que não julguemos aquelas famílias que enfrentaram problemas e se dissolveram, assumindo novas configurações. “Nossa missão não é condenar, nossa missão é apontar o caminho do amor!”. E concluiu: “Famílias: nós recebemos um presente de Deus! Sua graça chegou até nós, tocou nosso coração, por isso estamos aqui! sejamos como crianças agradecidas diante de Deus, surpreendidas sempre com sua bondade de Pai! Não deixemos que nosso coração endureça! Mantenhamos o nosso coração aberto a Deus, pela oração, pela participação na comunidade de fé, pela Eucaristia e pela abertura aos que sofrem, pela caridade. Deus seja louvado por este dia! Deus seja louvado pelas famílias de nossa Diocese! Deus seja louvado pelo amor que acontece! Deus seja louvado pelos obstáculos que superamos! Deus seja louvado pela vida e pela graça de vivermos em comunidade, caminhando juntos!”.

Na saída do Encontro, após a bênção final, todos e todas receberam como lembrança um ímã de geladeira e a Revista Diocese da Alegria.

Para o casal Rodrigo e Mariane Ledur, que integram a coordenação diocesana do Setor Família, de fato, a missão foi cumprida. “O pouco que doamos de nós, se reverte em vida, vibração e motivação para nos doarmos ao projeto de Deus, de forma especial em nossa IGREJA DOMÉSTICA: A FAMÍLIA! Encontro Diocesano das Famílias foi demais! O sentimento que define é a alegria total. Desde 2013, com o lançamento do sonho do Pe. Inácio Steffen ao Setor Família, toda a equipe abraçou e começou a trabalhar, sempre com os pés no chão e tendo em vista a mesma meta. Nossa preocupação esteve em cada detalhe e com cada faixa etária, para que todos se sentissem em casa e bem quistos. E isso conseguimos sentir ontem. O clima era da família Igreja, para além das famílias de cada um. Conseguimos ver o quanto há pessoas que acreditam na causa da família. Não são poucos e isso é gratificante. O envolvimento dos movimentos e pastorais foi simplesmente espetacular e todo o empenho da Paróquia Santo Antônio, de Estrela foi fundamental e nos deu muita tranquilidade. Como Igreja, não sabemos a riqueza que temos. Ontem entendemos verdadeiramente porque a família é prioridade e nos permite compreender o que é vida de comunidade. Essa foi a bonita resposta que recebemos de todo este processo. Nossa filha, Manuela, saiu do Encontro tão extasiada que desejou que tivesse encontro das famílias todo dia. Isso resume tudo, não é preciso dizer mais nada. Os momentos que vivemos ficarão guardados na memória para sempre e nos mostram que todo o esforço valeu a pena”.


O expositor da Livraria Paulus, Heveraldo de Almeida Dinarte, afirmou: "este evento foi muito bom, com excelente organização e espaço perfeito. Superou muito a minha expectativa de público, pois achava que teria no máximo mil pessoas. E é um público participativo, que interage e mostra muita alegria. Seria bom que este evento fosse feito com frequência". Maria Lisete Fuhr Kuhn, do MCC da Paróquia Santo Antônio, de Estrela, auxiliou na organização do evento a disse que tudo estava maravilhoso, desde a acolhida. "Tanto os que estavam recepcionando quanto os que chegavam tinham sorrisos no rosto, fazendo a gente sentir-se melhor". E completou: "Acho que ainda faltou divulgar melhor, pois é pequena a participação das comunidades mais afastadas do centro". Mesmo assim, ela observa que todos estavam contentes, que superou a expectativa em termos de qualidade na organização como um todo e no grande número de participantes. Já Iuri Schneider, de 17 anos, veio com o grupo "Toca jovem" de Bom Princípio. Ele disse que ficou feliz porque encontrou bem mais jovens e famílias do que esperava, e porque tinha pensado em ficar dormindo em casa. "Ainda bem que eu vim", ele disse. "É muito bom poder viver momentos tão valiosos de integração com a própria família e com as outras, de diferentes lugares".

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro. Colaborou Evanice Diedrich Schroeder, da Pascom Diocesana. Fotos: Graziela Wolfart e Maiara Mergen Pereira