Projeto momento musical para os alunos da Escola Municipal do Bairro São Paulo



A Escola Municipal do Bairro São Paulo proporcionou aos alunos na manhã de ontem, 17 de setembro, uma aula muito especial, repleta de novas descobertas e aprendizagens. Através de projeto desenvolvido pela professora Daniela Heckler, todas as quartas-feiras as crianças terão um momento da aula dedicado ao mundo musical, com intuito de envolvê-los aos sons e instrumentos, além de inserir compositores brasileiros em suas atividades pedagógicas.

O projeto de trabalhar a musicalização com as crianças tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo, desta forma, o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, da autodisciplina, do senso rítmico, do respeito ao próximo, da socialização e da afetividade, além do prazer em ouvir música.


Para vivenciarem na prática os ensinamentos, os alunos da pré-escola receberam a visita do violinista Rodrigo Pires, que proporcionou um momento de bate-papo e troca de conhecimento. Indagados com curiosidades, as perguntas foram surgindo, e assim, entre uma pergunta e outra, as crianças descobriram como o violino, um instrumento bastante antigo, é feito e como o violinista ingressou no mundo musical. Após a conversa, Rodrigo Pires fez uma bela apresentação para as crianças, deixando-as fascinadas.

Diante dos trabalhos realizados pela professora com estudos sobre as obras de Heitor Villa Lobos, como o ‘’Trenzinho Caipira”, o músico presenteou-lhes com esta encantadora composição, entre outras. As carinhas eram muitas e as expressões faciais as mais diversas, todos os benefícios da música presentes naquele momento.

A escola, professores, pais presentes e principalmente os alunos ficaram muito agradecidos ao violinista Rodrigo Pires pela significativa oportunidade que proporcionou às crianças de relacionar os ensinamentos, a apresentação musical na prática.