PROJETO EDUCAÇÃO FISCAL EM MONTENEGRO




O projeto “Exercício da cidadania através da Educação Fiscal” visa introduzir o tema Educação Fiscal no cotidiano escolar dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais. Através de vídeos, palestras, debates, entre outras atividades educativas, tem como objetivo despertar na comunidade escolar a conscientização e a responsabilidade em desenvolver a cidadania através de ações cotidianas, realizadas no ambiente escolar e também fora dele.


Também estão entre as metas do projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), incentivar o recolhimento de notas e cupons ficais; desenvolver valores como justiça, o respeito, a autonomia e o senso crítico; conhecer as atribuições dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além de entender de que forma os tributos retornam para as comunidades através do financiamento dos serviços públicos.

Discutindo o assunto na escola, estas questões serão levadas para os lares, onde se disseminarão, tornando a população mais consciente de seus direitos e deveres. Assim, toda a comunidade escolar estará exercendo a cidadania em busca de uma sociedade mais justa e com melhor qualidade de vida.

As atividades estão sendo desenvolvidas ao longo deste ano letivo, de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos e conforme planejamento dos professores, com base nos Planos de estudos e na Proposta Pedagógica.