PARA MONITORAR AS ENCHENTES EM MONTENEGRO




PARA MONITORAR ON LINE

AS ENCHENTES EM MONTENEGRO 


ACESSE O LINK 






  SACE - SISTEMA DE ALERTA DE EVENTOS CRÍTISCO



A CPRM desenvolveu o Sistema de Alerta de Eventos Críticos - SACE. O SACE é um sistema computacional feito em Java, capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar os dados das estações automáticas coletados por diversos equipamentos hidrometeorológicos. Esses dados são transmitidos via GPRS ou satélite e armazenados via pasta, ftp ou url. 

No caso das estações automáticas da CPRM, os dados são transmitidos para uma área de ftp localizada em um servidor da empresa e são armazenados automaticamente neste sistema computacional. 

Nele, os dados automáticos passam por uma análise preliminar composta por filtros de: variações bruscas em pequenos espaços de tempo, permanência de valor ao longo de um período grande, valores máximo e mínimo admitidos e comparação entre sensores. 

Este sistema disponibiliza os dados monitorados no site da CPRM, em forma tabular e gráfica. Além disso, permite o armazenamento de equações de previsão hidrológica de baixa complexidade, bem como publica os boletins na página e os transmite via e-mail para os interessados.

Sistemas de Alertas Hidrológicos são considerados uma medida não estrutural que visa à melhor convivência da população com enchentes, inundações e secas, através da geração de boletins e relatórios com meses, dias ou horas de antecedência em relação aos eventos críticos. São de caráter preventivo, ou seja, não adotam soluções físicas que implicam execução de obras.

Este novo produto permite que agências governamentais, instituições públicas e privadas, defesa civil e cidadãos possam tomar decisões sobre políticas e ações para mitigar os riscos de inundações e secas.