História da Liberdade de Expressão 25/09 Dia do Rádio






Dia do Rádio: porque é comemorada a data ?


Instituído pela Unesco, o Dia Mundial do Rádio coloca na pauta a liberdade de expressão,

A data é nova, mas a mídia celebrada é bem antiga. Criado em 2011 e oficializado em janeiro do ano passado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para lembrar a data da criação da Rádio das Nações Unidas em 1946, o Dia Mundial do Rádio pretende celebrar o veículo como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero.

"Como o rádio continua a evoluir na era digital, continua sendo a midia que atinge o maior público no mundo inteiro. É um canal ideal para consolidar o compromisso da Unesco em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres", destaca mensagem da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. 




Desde que a data foi criada, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) celebra o Dia Mundial do Rádio. Este ano, as Rádios EBC devem transmitir, em rede, um programa especial às 16h, em que radialistas, ouvintes e pesquisadores da mídia falam sobre tecnologia, como o rádio digital, as mudanças da frequência AM para a FM, o rádio na internet, além das políticas públicas que envolvem o meio de comunicação, a prestação de serviços promovida pelo veículo, o perfil de emissoras da América Latina, entre outras questões. 


Em 2014, o Dia do Rádio destaca a questão da igualdade de gêneros. "Por meio das celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a Unesco irá promover a igualdade de genero: sensibilizando proprietários de estações de rádio, executivos , jornalistas e governos a desenvolver políticas e estratégias relacionadas a gênero; eliminando estereótipos e retratando multiplas dimensões e segmentos no rádio; fortalecendo habilidades para juventude na produção de rádio com foco nas meninas como produtoras, radialistas e jornalistas; promovendo a segurança de mulheres radialistas", destaca a mensagem.





Fonte: Agência Brasil