PREFEITURA DE MONTENEGRO REALIZA FISCALIZAÇÃO DE PIRATARIA NO COMÉRCIO



DIGA NÃO À PIRATARIA!

Quando andamos pelas ruas podemos observar que não é difícil encontrar produtos pirateados sendo comercializados para qualquer pessoa ver. O problema é que poucos sabem, ou mesmo fingem desconhecer que esse tipo de comércio prejudica a arrecadação de impostos e também atinge o comércio de produtos legalizados, já que eles acabam perdendo na concorrência. Além de tudo, produtos piratas não oferecem garantias contra defeitos, bem como possíveis danos aos consumidores.

Entre os produtos que costumam ser pirateados, os principais são roupas, calçados, jogos, livros, softwares, DVDs, CDs, entre outros. Os remédios também entram na lista de produtos falsificados, o que está preocupando muito as autoridades, já que o seu uso pode, inclusive, matar pessoas.

Os produtos pirateados são consumidos principalmente por causa do seu baixo custo, cerca de 93% mais barato. Entretanto, o que as pessoas não sabem, é que o consumo ilegal de tais produtos gera um prejuízo de 30 bilhões de reais por ano no país.
 
A pirataria gera desemprego. É uma prática desleal com as empresas que costumam pagar devidamente os seus impostos. Além disso, a pirataria alimenta o crime organizado, o que é muito grave.

No último sábado, dia 15 de agosto, uma operação foi realizada em Montenegro para fiscalizar possíveis pontos onde estariam sendo vendidos produtos ilegais. Nessa operação foram apreendidos DVDs e CDs piratas, cintos, carteiras e canivetes.
 
Além disso, também foram apreendidos 45 abacaxis e 26 caixas de moranguinhos.
Os vendedores não tinham licença para comercializar esses produtos, sendo assim tiveram a mercadoria apreendida.

Os perecíveis têm 24 horas para serem retirados, após pagamento de multa. Como não houve procura, serão doados para o Abrigo Menino Jesus de Praga.

Os produtos lícitos têm 10 dias para serem retirados, também após pagamento de multa.
 
Já os produtos piratas serão encaminhados para a Delegacia.

Montenegro tem um Código de Posturas onde explica exatamente sobre licenciamento e comércio ambulante. Para mais informações acessar o link: http://goo.gl/ZJfCAU
 
 
Fonte: ACOM