Audiência na Câmara de Vereadores sobre as Enchentes em Montenegro





A Audiência Pública sobre as Cheias do Rio Caí marcada para 14 de julho, que não ocorreu justamente em função das cheias, deverá acontecer nesta terça-feira (18), no plenário da Câmara Municipal. Iniciativa dos Vereadores Roberto Braatz (PDT) e Carlos Einar de Mello (PP) – “Naná”, através do Requerimento 065/15. A Audiência Pública sobre as Cheias do Rio Caí marcada para 14 de julho, que não ocorreu justamente em função das cheias, deverá acontecer nesta terça-feira (18), no plenário da Câmara Municipal. Iniciativa dos Vereadores Roberto Braatz (PDT) e Carlos Einar de Mello (PP) – “Naná”, através do Requerimento 065/15.

No mês anterior, foi cancelada tanto porque o acesso ao prédio da Câmara era impedido pela inundação, como devido ao fato de que os maiores interessados em participar, os moradores das zonas alagadiças, estavam flagelados.

Para o evento, convidados o Executivo e Legislativo dos municípios de Harmonia, São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Montenegro; Metroplan, Secretaria de Obras do Estado, Engeplus Engenharia, Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Caí e várias entidades. 

Na justificativa, Braatz e Naná trazem informações como a de que nos últimos 86 anos foram registrados 25 eventos críticos relacionados com a elevação dos níveis de água no trecho baixo do Rio Caí (Harmonia, São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Montenegro). Outro dado apresentado pelos Vereadores: nos últimos 14 anos, houve uma intensificação na ocorrência de eventos como este. Completando, Braatz e Naná observam que, entre 2007 e 2009, foram cinco enchentes. 

Realizado um Estudo para avaliar as cheias no trecho do Rio Caí, englobando os municípios citados, visando definir alternativas para minimizar os efeitos das cheias. As propostas foram debatidas com as comunidades, sendo escolhida uma dentre as três apresentadas. A próxima etapa seria a elaboração dos projetos. “Neste sentido, é preciso saber o que pensa o Governo do Estado a respeito”, enfatizam os Vereadores, lembrando que a comunidade precisa saber do Governo, como e quando encaminhará o edital para a contratação dos projetos. 

A Audiência Pública é aberta para todo cidadão que tiver interesse em participar. Conforme os trâmites legais, na audiência é permitida a participação popular. O interessado poderá se inscrever para realizar sua manifestação pelo prazo de três minutos sobre a matéria em discussão, podendo interpelar o expositor.