Pastoral da Comunicação da Diocese de Montenegro



Mais uma bonita caminhada inicia na Diocese da Alegria. No último sábado, reuniu-se a equipe diocesana da Pastoral da Comunicação, que começa com todo ânimo os trabalhos na Diocese de Montenegro. Além da coordenadora e assessora de Comunicação diocesana,Graziela Wolfart, participaram o representante da Área Pastoral São Sebastião do Caí,Juliano Oliveira; a representante da Área Pastoral Montenegro, Maiara Mergen Pereira; a representante da Área Pastoral Estrela, Evanice Diedrich Schroeder; o seminarista Erick Vicari; e o assessor eclesiástico da Pascom, Pe. Ludinei Marcos Vian. Ainda integram a Pascom, mas não puderam se fazer presentes as representantes das áreas Bom Princípio e Salvador do Sul, Dionéia Persch e Vitória Hartmann, respectivamente.

O encontro aconteceu na Cúria Diocesana e iniciou às 8h30min, com uma oração, conduzida pelo Pe. Ludinei. Em seguida, a equipe contou com a presença amiga e de apoio do bispo diocesano, Dom Paulo De Conto, que aprovou oficialmente a indicação do Pe. Ludinei como assessor eclesiástico. Dom Paulo tratou também da importância da Comunicação para a vida da Igreja, lembrando de manter sempre a sintonia com o Papa Francisco, com a caminhada diocesana, o Plano de Pastoral, a iniciação à vida cristã e a Pastoral do Batismo. “Comunicação é o que nós vivemos e precisamos comunicar onde podemos”, reiterou.

Em seguida, Graziela deu sequência à pauta proposta para o dia, abordando a estrutura de funcionamento da Pascom Diocesana, suas funções e a importância do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançado pela CNBB, como norte das atividades ligadas à área da comunicação na Igreja.

O próximo item da pauta foi a preparação da primeira edição da revista institucional da Diocese de Montenegro, a ser lançada por ocasião do aniversário de sete anos da instalação da Diocese, neste ano. Dom Paulo é um grande apoiador da ideia da revista e pediu que na primeira edição fosse olhado com carinho para a caminhada de nossa Igreja particular neste período. 

A equipe Pascom sugeriu que a primeira edição da revista deve trazer uma apresentação da Diocese e das Paróquias, sendo que os textos devem ser breves e as imagens valorizadas. Pe. Ludinei propôs que a publicação conte também com textos mais longos, de formação, inclusive de colunistas reconhecidos.

Ficou decidido que além da equipe da Pascom, será formada uma equipe editorial para a revista. E Dom Paulo sugeriu que o lançamento com a distribuição oficial da primeira edição seja feito no dia 4 de outubro, em Estrela, no Encontro Diocesano das Famílias. Além disso, a pedido do bispo, a revista deve ser enviada para outras dioceses, para a CNBB Regional e a CNBB Nacional.

Quem também marcou presença na reunião foi o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Pedro Ritter. Ele falou sobre a necessidade e importância da PASCOM, não apenas como sinal de comunicação. “Ela tem a finalidade de transversalizar tudo o que acontece na Diocese. Vivemos na era da Comunicação. E é importante que os comunicadores estejam atentos a isso, para transmitir de forma clara e correta o que acontece em nosso contexto, fazendo chegar os conteúdos às lideranças”. Pe. Pedro também destacou a questão de saber filtrar os temas a serem veiculados. “A equipe Pascom tem esse papel de fazer chegar ao povo o que realmente é para valer, em um mundo onde há tanto lixo de comunicação”, concluiu, colocando-se à disposição para auxiliar na caminhada da Pascom.

Dando sequência à pauta, Graziela divulgou um encontro de formação sobre a comunicação na Igreja que está sendo organizado pela equipe regional da PASCOM no próximo dia 27 de agosto, em Porto Alegre, do qual os membros da equipe diocesana da Pascom poderiam participar. Também Maiara Mergen, representante da Área Montenegro, pode conduzir um momento de formação para a Pascom e para o clero diocesano, no próximo mês de novembro, sobre a monografia de Conclusão de Curso que ela acaba de defender na Unisinos, onde fez um estudo da Comunicação atual na Diocese de Montenegro.

O último item tratado na pauta do encontro foi o site da Diocese de Montenegro. Graziela pediu aos membros da equipe umaavaliação da página. As sugestões da Pascom serão apresentadas à equipe de estudo, da qual o Pe. Ludinei fará parte dos trabalhos. 

Pe. Ludinei sugeriu que seria interessante pensar em um aplicativo para celular da Diocese de Montenegro. A equipe reiterou que a newsletter enviada por e-mail com as chamadas das notícias é algo interessante, que deve ser continuado.

A próxima reunião da equipe Pascom será no dia 8 de agosto, às 10h, na Cúria. Deve participar também do encontro a equipe editorial da revista. Neste dia o conteúdo da primeira edição deve estar praticamente pronto, para que possa ser reunido e diagramado. Na pauta da primeira edição, entrará o Plano de Pastoral, o Ano da Família, as Escolas de Teologia, o Hino da Diocese, os seminários, além de um bonito espaço para o Papa Francisco.

Ainda sobre a revista, o projeto contempla a tiragem inicial de 10 mil exemplares, distribuídos gratuitamente. A publicação será subsidiada por patrocinadores, que terão a sua marca publicada nas páginas da revista, ganhando divulgação. 

você que está lendo esta matéria tenha interesse em patrocinar a Revista da Diocese de Montenegro, ou conheça alguém que possa, entre em contato com Graziela, pelo e-mail comunicacao@diocesemontenegro.org.br ou pelo telefone (51) 3632.3320.