Curso Preparação de Noivos da Catedral São João Batista de Montenegro



“No princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu" (Marcos 10, 6-9). O trecho bíblico evidencia o cerne do que representa o sacramento do matrimônio. Por isso, na Igreja Católica, quando um casal decide oficializar sua união perante Deus, pede-se que os noivos realizem um curso de preparação para receber o sacramento.

Na Diocese de Montenegro há uma série de paróquias que realizam este curso e uma delas é a Paróquia São João Batista, de Montenegro, que promoveu um encontro neste domingo, dia 12 de julho, realizado no Salão Paroquial da Catedral.

Estavam inscritos 34 casais e 31 se fizeram presentes, sendo que havia muitos de fora da Paróquia, oriundos de cidades como Estrela, Triunfo, Brochier, Maratá e Bom Princípio. A programação iniciou com a missa das 9h na Catedral e foi encerrada às 18h. Os noivos puderam refletir sobre os aspectos físicos e emocionais do casal, com a fala da psicóloga Maria Inês Siebel; sobre o sacramento do Matrimônio, com Pe. Diego Knecht; sobre o amor conjugal cristão, a partir do testemunho do casal Luiz Carlos (conhecido como “Bonito”) e Cláudia Lemes; sobre paternidade e maternidade responsável, com Luis Carlos Gilka Bolze; além de um depoimento do casal Vinícius e Lisilene Silveira. A questão dos aspectos financeiros da vida do casal foi trabalhada por meio de uma dinâmica de interação entre os próprios noivos.

Segundo os coordenadores do curso, foram vividos momentos muito especiais, com destaque para a espiritualidade diante do Altíssimo, sob a orientação do Pe. Diego, com acompanhamento do Movimento de Casais Jovens ao violão. O MCJ foi o responsável pela animação do encontro, com danças e dinâmicas. Os organizadores destacam igualmente a palestra de Bonito e Cláudia, que fizeram uma surpresa, chamando os filhos (que estavam escondidos do lado de fora, dentro do carro), apresentando ao grande grupo, o que provocou um momento de choro coletivo. Além disso, o casal Bolze foi muito aplaudido, por comentar dificuldades na família e a importância da religiosidade para conseguir superá-las.

Todas as palestras trataram da família como primeira formação religiosa e como Igreja doméstica e abordaram a importância da religiosidade e do diálogo na vida do casal. Também foi feito o convite a todos os casais para ingressarem em algum movimento da Igreja.

“Entendemos ser muito importante a preparação de noivos como uma porta de reingresso na Igreja, pois muitos dos casais tiveram como último engajamento a Crisma, sendo uma possibilidade de reaproximação. Muitos nos questionam ao final do curso como fazer para participar da vida paroquial”, avalia Gabriel Joner, um dos organizadores.