Segredo da longevidade em Montenegro



Segredo da longevidade na Montenegro - Europeia é a alimentação caseira. População do interior vive em média 80 anos e se alimenta com tudo que produz dentro de casa. Famílias também fazem o melhor azeite do país.


A Oliveira é uma das árvores mais antigas da Europa. O tamanho da raiz, a largura do tronco, os galhos retorcidos impressionam. É uma árvore que tem mais ou menos dois mil anos. Ela é linda, forte, grandiosa.

Na região de Ulcinj, 80% das famílias têm em seus terrenos plantações de Oliveiras Centenárias que produzem o melhor azeite do país. Só que esse ano choveu muito no verão, e nada de azeitona. Poucos conseguiram produzir azeite, e mesmo assim uma quantidade muito pequena.

Veja também:

Fatmir é um dos pequenos produtores da região. Normalmente, nessa época ele já estaria com mais de 1.500 litros de azeite, só que por causa da chuva, ele não produziu nem 200 litros. É um azeite de primeiríssima qualidade, considerado o melhor de toda essa região.

A principal característica desse azeite é a quantidade de antioxidantes. Normalmente o azeite comum tem entre 3%, 4%. Esse tem mais de 5%. Fica meio picante na garganta, mas essa é a característica de um azeite puro. Fatmir disse que a degustação não pode ficar muito tempo: tem que ficar entre dez e 15 segundos só sentindo o azeite na garganta.

No campo, se produz muito pouco, mas com qualidade. Nos vilarejos no interior do país, os montenegrinos fazem questão de se alimentar com tudo aquilo que eles próprios produzem: frutas, legumes, e ainda criam vaca, ovelha, galinha, porco para comer. No mesmo vilarejo, fica o restaurante mais antigo de Montenegro, fundado há mais ou menos 150 anos. Eles produzem o próprio queijo e próprio presunto. E acham que é o melhor queijo e o melhor presunto do mundo.

A lenha no fogo significa que o trabalho começou: é uma das etapas na preparação do presunto. O sal marinho também faz parte da receita, mas ele vem de longe, do Mar Adriático. A salmoura é espalhada por todo o pernil, que pode pesar até 12 quilos.

O pernil é guardado geralmente no porão das casas. O lugar precisa ser quente e escuro. É a fumaça que forma uma espécie de "capa protetora" contra bactérias. O presunto fica pendurado para maturar entre 30 e 40 dias. A fumaça também evita a umidade e dá mais sabor à carne.

Os moradores do vilarejo, para acompanhar o queijo e o presunto, tomam um vinho de mel que é produzido por lá e não é exportado. Para tomar esse vinho, tem que ir lá ou levar para casa. “Ele não tem gosto de álcool: é como se fosse um suco de uva com mel. Realmente, o acompanhamento perfeito”, afirma Glória Maria.