Secretária Municipal de Gestão e Planejamento – SMGEP


A nossa Secretária Municipal de Gestão e Planejamento – SMGEP, Ana Maria Rodrigues, é Graduada em Administração, com Especialização em Gestão de Pessoas, Sistemas e Serviços de Saúde e Engenharia de produção.

Tem um vasto campo de experiências profissionais onde atuou com Secretária Municipal de Saúde em Três de Maio, como Diretora de Saúde em Horizontina, foi Assessora de Saúde na FAMURS, Secretária de Saúde em Horizontina, Assessora de Saúde na IGAM, Coordenadora Pedagógica Colégio Sinodal Progresso de Montenegro, Consulta Escola Gestão Pública RS, Secretária Municipal de Saúde em Montenegro, Professora UNISC e Escola Enfermagem Hospital de Montenegro, Secretária Municipal Saúde em Vera Cruz, Diretora de Planejamento na Prefeitura de Montenegro, Assessora Especial na Prefeitura de Montenegro, Assessora Técnica da COSEMS/RS e atualmente está a cargo da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento de Montenegro.

Como secretária de Gestão e Planejamento o seu principal objetivo é em conjunto com a equipe da SMGEP servir de apoio e suporte técnico às demais secretarias do governo, fomentando projetos, captação de recursos e operacionalizando todas as ferramentas de gestão possíveis para o bom andamento das atividades fins, visto que o serviço público precisa ser feito com qualidade e transparência na utilização dos recursos públicos.

Sua meta principal é possibilitar que a secretaria de gestão e planejamento possa dar suporte técnico e operacional à toda gestão municipal, planejando as ações de governo em curto, médio e longo prazos a fim de dar condições ao prefeito para tomada de decisões na execução de obras e serviços e de investimentos de interesse da comunidade montenegrina.
No governo Aldana, a SMGEP passa a ser uma Secretaria por onde passarão todas as ações do governo, assumindo verdadeiramente o papel do fomento ao planejamento, à execução, o monitoramento e a avaliação de todas as ações de governo, bem como os investimentos.

Projetos

A definição de projetos prioritários de governo perpassa pela questão de sintonia e articulação entre todas as secretarias de governo. Planejar as ações de forma conjunta otimizando ações, mão de obra, recursos e principalmente, revertendo os projetos em ações concretas para a comunidade.

A principal ação da Secretaria a fim de otimizar os recursos do governo é acompanhar de forma sistemática a execução da LDO 2015, a fim de que os investimentos ocorram dentro do ano previsto, e os recursos de investimentos já captados, bem como buscar novos projetos a partir de demandas diagnosticadas através da SMGEP.

A elaboração da LDO 2016 é um processo de planejamento conjunto entre a SMGEP e as secretarias de governo, além de alavancar novos projetos e captação de recursos nas mais diversas áreas.