Montenegro terá 88 Agentes Comunitários de Saúde



Uma boa notícia para a comunidade: Montenegro passará de 60 para 88 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) até o final de 2015. Informações repassadas pela Secretária da Saúde, Elocy Garcia da Rocha da Rosa e pelas enfermeiras da SMS Zaíra Motta da Rosa e Andréia Coitinho da Costa, durante reunião sexta-feira (19) na Câmara, proposta pelos Vereadores Rose Almeida e Carlos Einar de Mello - “Naná”, ambos do PP. Também participaram Renato Kranz (PMDB) e Marcos Gehlen (PT) - “Tuco”.

Demonstrando conhecimento do Programa, a enfermeira Andréia Coitinho da Costa explicou: um dos grandes avanços foi a recente conclusão do trabalho de mapeamento, o que permite um real diagnóstico das realidades. “Temos áreas de maior vulnerabilidade, que necessitam atenção maior”. Andréia explicou que um Agente Comunitário de Saúde pode atender a no máximo 750 pessoas. 

O Programa, mantido com o repasse de recursos do Governo Federal, em Montenegro já conta com 60 Agentes Comunitários. Porém, a enfermeira explica que para atender uma área com até quatro mil pessoas, seria necessário contar-se com equipes formadas por pessoas como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes. 
A Vereadora Rose Almeida lembrou que já em 2014 os Vereadores estiveram reunidos para tratar da ampliação do número de Agentes, pois existe banca de aprovados em concurso, esperando para atuar nas suas áreas. “Havia sessenta e cinco áreas no município, naquela época”, recordou. 

A Secretária da Saúde Elocy Garcia Rocha da Rosa destacou a importância deste encontro proposto pelos Vereadores. Também classificou como necessário eles estarem informados, para esclarecimento à comunidade. “Os programas são realizados com verbas do governo federal, há um conjunto de novas regras e nós vamos nos adequar”, disse a Secretária.
Os técnicos presentes informaram: o objetivo é Montenegro estar coberto 100% pelos Agentes Comunitários, com as equipes necessárias. 
Segundo a Secretária Elocy, ainda existe por parte da comunidade falta de esclarecimento sobre qual é a função dos Agentes Comunitários de Saúde. “Muitas pessoas, por exemplo, pedem para o Agente aplicar injeção, não é uma atividade permitida para este profissional”, lembrou.
Outra questão técnica: um enfermeiro pode ser responsável por apenas 12 Agentes de Saúde, não podendo ultrapassar o número de quatro mil pessoas atendidas na mesma microárea. 
Questionada pelo Vereador Renato Kranz (PMDB) sobre a razão de não terem sido chamados os 28 Agentes aprovados em concurso, os quais inclusive já receberam treinamento, Andreia comentou que seriam dois fatores: o mapeamento, que agora está concluído e também a necessidade da equipe de apoio, composta por profissionais como enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes administrativos. 


Segundo as enfermeiras, o projeto remodelado está concluso e será entregue para o Prefeito Luiz Américo Alves Aldana nos próximos dias. Elas também entenderam como positiva a sugestão do vereador Naná. Ele propôs que comunidades próximas de Santos Reis, com cobertura dos Agentes Comunitários possam também ser beneficiadas com atendimento na UBS de Santos Reis. O Vereador Marcos Gehlen (PT) - “Tuco” elogiou o entusiasmo da enfermeira, dizendo que terá total apoio da Câmara para a implementação das novas equipes. 
Detalhes como a ampliação de equipes, caso da Unidade Básica de Saúde do Bairro Germano Henke, também entraram na pauta. “Queremos vincular os futuros Agentes do Bairro Estação à UBS do Germano Henke”, cita a enfermeira. O mesmo acredita que deva acontecer no Bairro Santo Antônio e Panorama, ampliando a equipe a partir da inauguração da UBS do Santo Antônio.
Conforme os Vereadores a reunião foi muito produtiva, em função do conjunto de informações apresentados, especialmente a possibilidade de que se tenha até o final de 2015 um total de 88 Agentes Comunitários de Saúde atuando na prevenção.