CADASTRO NACIONAL DE SAÚDE – CARTÃO SUS MONTENEGRO


O Cartão Nacional de Saúde, ou Cartão SUS como é mais conhecido, é uma identificação do usuário dentro do Sistema Único de Saúde. O Cartão SUS é necessário para agendamento de consultas básicas e especializadas, realização de exames e demais atendimentos em saúde. Também é solicitado pelos agentes comunitários de saúde para que possam realizar o cadastro das famílias e acompanha-las. Ao utilizar o Cartão SUS os usuários contribuem para o ganho de verba pública que retornará em investimentos para a saúde. Mesmo quem não utiliza o SUS com frequência ou quem tem plano privado de saúde deve manter seu cadastro regularizado, pois se houver necessidade de utilizar o serviço público o cartão SUS será exigido.
A Secretaria de Saúde de Montenegro está mobilizando a população da cidade para cadastrar ou regularizar o Cartão SUS.


- Entenda o que é atualização de Cartão SUS:
No segundo semestre de 2014 a Receita Federal e o Cartão SUS unificaram seus bancos de dados. Desde então o CPF do usuário passou a integrar o cadastro do Cartão SUS. Porém neste processo de unificação de dados muitos cartões foram duplicados gerando inconsistências no cadastro. E é este processo de unificação dos cartões que está sendo realizado pela Secretaria de Saúde. Os cartões unificados iniciam pelo numeral 7. Portanto vai uma dica:

• Se o seu Cartão SUS não inicia com o número 7 procure um local de atualização do Cartão SUS tendo em mãos documento de identidade, ou certidão de nascimento se for criança, CPF e comprovante de residência. Sem esta documentação não é possível atualizar o cartão.

• A renovação do cartão SUS para crianças somente é necessária se a criança já tiver CPF.

Outra dica: 
• As mulheres que casaram no civil mas não modificaram seu nome solteira para casada na Receita Federal devem fazer esta modificação antes de atualizar o Cartão SUS. Para isto devem procurar uma agencia dos Correios, solicitar esta alteração e em seguida procurar a Receita Federal para efetuar a correção do nome. Após 24 horas da atualização na Receita Federal já é possível atualizar o Cartão SUS.

Manter documentos atualizados é responsabilidade de cada indivíduo. Exerça seu papel de cidadão e contribua para a melhoria do Sistema Único de Saúde.

LOCAIS PARA ATUALIZAR SEU CARTÃO
• PAM (POSTO DE ATENDIMENTO MÉDICO) – Rua Olavo Bilac, 1284 – Centro (Em frente ao Colégio São João)
Segunda a Sexta feira 08h às 11:00h e das 13h às 14:30
Fone: 3632 8444

• SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (Assistência) – Rua Campos Neto - Timbaúva
Segunda a Sexta feira 8:00h às 14:00h
Fone: 3632 3102