XVI Abertura da Safra de Citros em Montenegro


Aconteceu na tarde de ontem (27), a XVI Abertura da Safra de Citros 2015, no Sítio Steffen, na localidade de Vapor Velho, interior de Montenegro. Representantes dos governos estadual e municipal participaram do ato. 
A atividade teve início às 14h e marcou a abertura da safra na região, com a colheita da bergamota da variedade Caí. De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Derli Bonine, a expectativa é de que se tenha uma safra semelhante à do ano passado, quando foram colhidas 162 toneladas de citros, sendo 107 mil de bergamotas.

Bonine explica que a safra recém iniciou na região com a colheita das bergamotas precoces, estando prevista para o mês de agosto a colheita das variedades tardias, como é o caso da bergamota Montenegrina. “E as condições até então tem sido muito favorável para o desenvolvimento dos frutos”, ressalta. De acordo com o agrônomo, a partir da floração, que iniciou em agosto do ano passado, as chuvas foram suficientes e bem distribuídas, garantindo a umidade do solo e o bom crescimento das frutas.

Neste outono, observa Bonine, outra condição tem sido satisfatória para a maturação: os dias com temperaturas amenas e as noites frias. “Essa diferença entre as temperaturas diurna e noturna, chamada de amplitude térmica, confere intensa coloração alaranjada à casca e ao suco das frutas cítricas, bem como um equilíbrio entre a acidez e o teor de açúcar, tornando os frutos muito saborosos”, salienta. Em termos de Estado, a projeção é de que sejam colhidas 433 toneladas de frutas cítricas.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Montenegro, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam), Grupos Organizados do Lar (GOL), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e Associação de Fruticultores de Montenegro.