Canto coral na Diocese Montenegro


Sempre que muda o tempo litúrgico na Igreja, a Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro promove ensaios de cantos diocesanos, onde há a oportunidade de ensaiar as músicas que farão parte da liturgia da missa naquele período. Na ocasião, sempre há um momento de formação sobre algum tema específico, envolvendo a animação da celebração da Eucaristia.

Na última segunda-feira, dia 18 de maio, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Teutônia, o ensaio de cantos para o tempo comum, que inicia após a solenidade de Pentecostes. Participaram cerca de 350 pessoas, de 21 paróquias, na primeira experiência de ensaio realizado na área pastoral de Estrela, o que proporcionou uma maior participação do público da área.

Como a área geográfica de Teutônia é marcada pela tradição do canto coral e há muitos corais que animam missas na região, o tema da formação litúrgica oferecida aos participantes do ensaio foi a correta participação dos corais na liturgia da missa.
Foram ensaiados 20 cantos do período do tempo comum e todas as paróquias receberam polígrafos e CDs com os cantos, salmos e aclamações do tempo comum.

Ao final do ensaio, Pe. José Inácio Steffen fez a divulgação do Encontro Diocesano das Famílias, que acontecerá em Estrela, no próximo dia 4 de outubro.
O encontro foi concluído com o canto “Vou cuidar da minha família”, do Pe. Ezequiel dal Pozzo.