Ano da Família na Diocese de Montenegro


Foi dada a largada dos trabalhos envolvendo o Ano da Família na Diocese de Montenegro. Aconteceu no último sábado, dia 9 de maio, uma reunião diocesana do Setor Família, para a qual foram esperados um casal representante de cada paróquia da Diocese. Das 30 paróquias, 20 enviaram representantes, bem como os movimentos MCC, MCJ, ECC e RCC.

Após as boas-vindas dadas pelo Pe. José Inácio Steffen, assessor eclesiástico do Setor, e da palavra de saudação de Dom Paulo De Conto, foi feita uma oração inicial e cantada a canção “Vou cuidar da minha família”, do Pe. Ezequiel Dal Pozzo. 

Após a leitura da ata da reunião anterior, foi falado sobre como funciona o Setor Família, que é uma das prioridades da Diocese. Foi feita a apresentação formal do assessor eclesiástico da Diocese, bem como dos coordenadores leigos. Então, foi o momento da apresentação dos coordenadores leigos de cada área, dos responsáveis religiosos de cada área e dos referenciais das paróquias por área pastoral.

Os participantes tiveram a oportunidade de compreender os trabalhos que o Setor tem feito, como, por exemplo, a organização dos Cursos de Noivos; o envio de mensagens para datas importantes relacionadas à família; a participação na Assembleia Regional da Pastoral Familiar – lembrando em 2015 fomos a Diocese responsável pela criação do cartaz e do folder da Semana Nacional da Família 2015 do Regional Sul III; a estruturação do Setor Família na Diocese; e o incentivo da realização da Semana Nacional da Família.

O próximo assunto do encontro foi o Ano da Família na Diocese, com destaque para o Encontro Diocesano das Famílias, que acontecerá no dia 04 de outubro de 2015, em Estrela. Foi lançada a proposta da programação, enfatizando a necessidade de organizar delegações das paróquias com antecedência.

Foi dado então um momento para debates por área pastoral, com o objetivo de compreender qual a missão do representante paroquial na caminhada diocesana do Setor Família. Depois, foi feita a partilha das áreas para o grande grupo e concluída a reunião com uma oração final.

A próxima reunião do Setor Família será realizada no dia 11 de julho de 2015, na Cúria da Diocese.