SAÚDE BUCAL na Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro




 
A Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro, através de suas equipes de profissionais, aproveitou as festividades relacionadas a Páscoa para orientar a população sobre os cuidados com a saúde.

Como o consumo de chocolates e doces aumentam neste período, os profissionais da Equipe de Saúde da Família do Bairro Esperança -ESF 2, aproveitaram a oportunidade para fazer em sala de espera orientações de promoção da Saúde Bucal. 

O objetivo da ação planejada pela equipe do ESF 2 foi de fortalecer o vínculo entre os pacientes e os profissionais da saúde. Neste propósito, a equipe preparou um singelo mimo, com balas, pirulitos e pipoca, que foram distribuídos a todas as crianças que aguardavam por consulta. Com o pensamento voltado à prevenção, ao oferecer doces, a equipecomposta por enfermeira, técnica de enfermagem, odontóloga e auxiliar de saúde bucal, orientaram os adultos e as crianças, que ali estavam, sobre como realizar a higiene bucal adequada. Explicaram como escovar os dentes, a língua e a importância de usar o fio dental. Junto com os doces, foi entregue a todos que ali estavam, um kit contendo pasta, escova e fio dental.
Na ocasião a equipe não perdeu a oportunidade de reforçar o quanto é importante que a comunidade seja participativa dentro da ESF II.


É importante ressaltar que tais práticas, são fundamentais para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida da comunidade. É nesta perspectiva que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenação de Atenção Básica e as Equipes de Saúde, buscam o fortalecimento da Atenção Primária no Município de Montenegro. Ações como esta, sempre são produtivas pois, além de serem multiplicadas no convívio familiar, proporcionam um momento importante, no que diz respeito ao vínculo entre a equipe de profissionais e os usuários do Sistema Único de Saúde- SUS.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SAÚDE BUCAL

Geralmente a páscoa está associada a receber e oferecer doce uns para os outros. Porém, consumir açúcar e amido, sem uma boa higiene bucal após, pode gerar muitos problemas bucais e um deles mais frequente é a cárie. 
Isso acontece porque as bactérias estão presentes naturalmente na boca e elas transformam todos os alimentos em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. 
A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formando tártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite. A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se proliferam. Os ácidos da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes (cáries). As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda.