Parceria da Presidenta Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg criador do Facebook




A presidente Dilma Rousseff e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciaram no Panamá uma parceria para ampliar o acesso à internet e a serviços públicos no Brasil.


Segundo Dilma, o acordo visa levar internet de banda larga a populações de baixa renda e a áreas isoladas do país, entre as quais a Amazônia e partes do Centro-Oeste.

"É uma importante parceria que garante acesso aos serviços mais variados via internet", afirmou a presidente, que se encontrou com Zuckerberg à margem da sétima Cúpula das Américas.

Segundo ela, a iniciativa não busca apenas levar a internet a essas áreas, mas ampliar o acesso a serviços públicos por meio da rede.
Dilma afirmou que o projeto é inspirado numa iniciativa que o Facebook mantém no bairro de Heliópolis, em São Paulo.


Neste ano, a empresa abriu um laboratório no bairro paulistano para estimular pequenos comerciantes a anunciar seus serviços virtualmente. Um dos interesses do Facebook no projeto em Heliópolis é testar o potencial de mercados que ainda estão à margem da rede. A empresa estima que metade das pequenas empresas no Brasil ainda não tenham páginas no Facebook.

A parceria com o governo brasileiro, contudo, aparentemente será mais ampla que o projeto em Heliópolis e também envolverá serviços públicos, embora os detalhes da iniciativa não estejam claros.

Dilma e Zuckerberg tampouco disseram como o projeto será financiado. Segundo a assessoria da Presidência, o americano viajará ao Brasil em junho para anunciar a parceria oficialmente.

Assessores disseram que o acordo foi negociado durante a conversa entre os dois e ainda precisa ser detalhado.

Segundo Zuckerberg, é a primeira vez que o Facebook fecha um acordo desse tipo com um governo.

"Acredito que o acesso à internet é um pedaço importante de infraestrutura para conectar as pessoas à economia moderna, para obter educação, informação sobre empregos, saúde, para conectar as pessoas a quem elas amam", disse ele.

A iniciativa integra o projetointernet.org, liderado pelo Facebook e que busca ampliar o acesso global à rede. Zuckerberg viajou ao Panamá para divulgar o projeto entre líderes políticos e empresariais da região.



Fonte: BBC Brasil