Missa dos Santos Óleos





O povo católico já sabe: uma vez por ano é realizada a Missa do Crisma, ou a Missa dos Santos Óleos, pois é neste dia em que são abençoados os óleos que serão utilizados durante todo o ano, em todas as comunidades da Diocese, nas celebrações de Batismo, Crisma e na bênção aos doentes. Neste ano, a celebração aconteceu na quarta-feira,, a partir das 19h. Pode-se dizer que é a missa que mais fieis reúne, demonstrando a sintonia do povo diocesano como um povo sacerdotal.



Todo o clero da Diocese marcou presença na celebração, além do bispo Dom Paulo De Conto. Em sua homilia, Dom Paulo destacou a importância do padre, lembrando o início do tríduo pascal na Quinta-feira Santa, dia marcado pela instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. “Neste tríduo pascal devemos centralizar nosso coração na família, na Diocese, na paróquia e na comunidade, vivendo o mistério da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus”. Dom Paulo lembrou que em 2015 estamos vivendo o Ano da Paz, da Família e da Vida Consagrada, sendo que na Diocese de Montenegro implementamos o Plano de Pastoral e o Ano do Batismo. “Devemos nos envolver no que é próprio da Igreja Diocesana”, pediu o bispo.

Ao destacar que é na Quinta-Feira Santa que Jesus instituiu o sacerdócio, Dom Paulo recordou que este foi o dia em que o Senhor confiou aos doze apóstolos uma tarefa muito importante: a de ser instrumentos na transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus, até a sua volta. “Jesus diz a cada padre: ‘tu me pertence, estás sob a proteção de minhas mãos e do meu coração. Dá-me tuas mãos, não tenho medo, estou contigo, mas peço que não me deixes’. Nossas mãos foram ungidas com óleo, sinal do Espírito Santo e símbolo de nossa capacidade para enfrentar o mundo. Temos a grandeza de sermos padres”, proferiu. 

Dom Paulo explica que Jesus, quando instituiu o sacerdócio, falou aos apóstolos: “não vos chamei servos, mas amigos”. Por essa razão, segundo o bispo, “o Senhor confia-nos tudo, até Ele mesmo. Jesus está em nossas mãos. Nós, padres, recebemos o poder de sermos instrumentos de perdão, de absolvição. Deste modo, Jesus nos faz participar de sua consciência da miséria e do pecado humanos, colocando em nossas mãos presbiterais a chave para reabrir as portas da casa do Pai. Por essa amizade, devemos sempre renovar nosso compromisso como sacerdotes”. E continua: “o núcleo do sacerdócio é o fato de sermos amigos de Jesus e homens de oração. Devemos agir com Ele, sofrer com Ele e por Ele. Ser sacerdote é ser amigo de Jesus Cristo”. E dirigindo-se ao clero, concluiu: “parabéns, queridos padres e parabéns ao povo sacerdotal! Continuem animando os padres de nossa Diocese!”.

Após a bênção dos óleos, representantes das 30 paróquias receberam das mãos de Dom Paulo os frascos com os óleos para as celebrações de suas comunidades.

A celebração foi concluída em clima de alegria com todos os padres e seminaristas da Diocese no altar, de frente para o povo.

Graziela Wolfart