Grupo de Caminhada do Bairro Esperança de Montenegro






Mais uma atividade de promoção da saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro Esperança. 

Após realizar análise sobre o estado nutricional dos indivíduos acompanhados na ESF II- Esperança, constatou-se que cerca de 78,05 % das pessoas dessa comunidade estão acima do peso. Estes dados contribuiram para planejar e implantar o projeto ESF em Movimento. O objetivo foi incluir atividade física e orientação sobre alimentação saudável na vida das pessoas a fim de prevenir as doenças relacionadas a obesidade e promover a saúde e auto estima da população . Diminuir os níveis de glicose, pressão arterial, colesterol e triglicerídeos, promover a saúde mental e melhorar a qualidade de vida das pessoas são os benefícios esperados com a atividade física e orientação nutricional.

Os pacientes terão acompanhamento com a equipe interdisciplinar , como médico, enfermeira, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, educador físico, dentista, auxiliar de consultório dentário, agentes de saúde...
As atividades serão realizadas nas segundas e quintas-feiras, sempre das 8 horas ás 9 horas, nas dependências da ESF II- Esperança.

Não será definida nenhuma faixa etária ou sexo, sendo que qualquer pessoa que queira pode participar do grupo.
No dia 09 de Abril foi realizada o primeiro dia de atividade com o Grupo de Caminhada, com16 participantes. Primeiro foi realizado com os participantes uma dinâmica para apresentação, após realizaram alongamento e caminhada.

O próximo encontro do grupo será dia 13 de Abril ás 8 horas na ESF II- Esperança. Interessados podem realizar cadastro na ESF.