Diocese Montenegro na 33ª Assembleia Regional do Cursilho



Foi realizada entre os dias 24, 25 e 26 de abril últimos, em Passo Fundo-RS, a 33ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade - MCC.O evento teve como tema “A missionariedade à luz da Evangelii Gaudium (documento escrito pelo Papa Francisco) e como lema, a citação bíblica do livro dos Atos dos Apóstolos, que diz, “Recebeis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas (...) até os confins da Terra”.

Das 18 dioceses que compõem o Regional Sul III, 16 estiveram representadas através de seus coordenadores, dentre as quais, a Diocese de Montenegro.

Segundo Elton Garcia Flores, coordenador leigo diocesano do MCC, a Assembleia proporcionou aos participantes verem a realidade contemporânea e a realidade do MCC, além de discernir essa realidade à luz dos Documentos da Igreja. “Diante deste discernimento, e para que o MCC seja instrumento de evangelização dos homens e mulheres contemporâneos, entendemos necessário escolher as prioridades com base na missionariedade, fundamentada na compreensão, no estudo e na aplicação da Evangelii Gaudium”, explica.

Ele acrescenta que os trabalhos da Assembleia tiveram como base o método Ver, Discernir e Agir. No que diz respeito ao aspecto de “ver”, os cursilhistas perceberam que há muitas dificuldades a serem enfrentadas quanto ao trabalho de evangelização, porém há muita disposição por parte dos cristãos a continuar a missão. No que se refere ao discernir, ou julgar, concluiu-se que os cristãos devem ser mais acolhedores e com maior comprometimento com a missionariedade. E sobre o agir, envolvendo as ações, os cursilhistas se propuseram a realizar um trabalho de ir em busca dos afastados , assumindo o espírito da Evangelii Gaudium e evangelizando os ambiente onde estiverem presentes, entre outras ações. 

O Movimento de Cursilhos de Cristandade anualmente realiza sua Assembleia Regional, sendo que a próxima será realizada de 8 a 10 de abril de 2016, na cidade de Santa Maria.