Curso de Pós-Graduação em Teologia na Diocese Montenegro


Curso de Pós-Graduação em Teologia inicia dia 5 de março

“No que se refere à formação bíblico-doutrinal, junto a uma forte experiência religiosa e uma destacada convivência comunitária, nossos fiéis necessitam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e os conteúdos da fé, visto que esta é a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa. Neste caminho acentuadamente vivencial e comunitário, a formação doutrinal não se experimenta como um conhecimento teórico e frio, mas como uma ferramenta fundamental e necessária no crescimento espiritual, pessoal e comunitário”. A frase foi tirada do Documento de Aparecida, número 225c, e representa a importância da formação contínua de todo o povo de Deus nos assuntos de nossa Igreja, para que sejamos cristãos atuantes em nosso meio, como verdadeiros evangelizadores e semeadores da mensagem cristã. 

Por essa razão, a Diocese de Montenegro decidiu organizar o oferecer ao seu povo um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Teologia, com foco na Teologia Pastoral. As aulas iniciam já no próximo dia 5 de março e acontecem todas as quintas-feiras, das 19h15min às 22h, na Cúria Diocesana. Uma vez por mês haverá aula também na sexta-feira à noite e no sábado seguinte o dia todo, das 8h às 16h.

Intitulado Teologia e Sociedade, a pós-graduação tem duração total de 400 horas e será conduzida pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF, sendo assim reconhecida pelo MEC, formando especialistas em Teologia.

Segundo o Pe. Pedro Ritter, coordenador diocesano de Pastoral e um dos coordenadores do curso, “o leigo tem que ser formado para atuar no mundo, não só na Igreja, que é onde ele alimenta sua fé. Seu lugar de atuação é o mundo”, defende.

As disciplinas oferecidas se enquadram nas áreas bíblica, sistemática, pastoral, social, e de pesquisa e produção teológica, com a realização da monografia.

Interessados no curso devem ter ao menos uma graduação concluída e podem realizar as inscrições até o dia 28 de fevereiro diretamente com o Pe. Pedro Ritter, pelo e-mail pedrojritter67@gmail.com ou pelo telefone (51) 9833.2287.

O investimento total do curso é de aproximadamente R$ 2.500,00. A Diocese de Montenegro faz o pagamento integral e o aluno realiza o reembolso, podendo fazê-lo em parcelas a negociar.

Dentre os professores estarão Frei Luís Carlos Sisun, Bruno Glaab, Ildo Bohn Gass e Wilson Dallagnol.

Curso popular de Teologia segue em 2015

Paralelamente ao curso de pós-graduação em Teologia, segue sendo realizado o Curso Popular de Teologia, nos municípios de Bom Princípio e Estrela. Este curso também tem a duração de dois anos e é realizado em encontros semanais.

Em Estrela as aulas iniciam no dia 10 de março e acontecem sempre às terças-feiras. Em Bom Princípio o curso começa dia 12 e as aulas serão sempre às quintas-feiras. O horário em ambas as turmas é das 19h30min às 22h.

Inscrições para quem é da região de Estrela podem ser feitas diretamente com o Pe. Eduardo Schuster pelo e-mail schustereduardo@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3762.7054 e para quem é da região de Bom Princípio as inscrições podem ser feitas com o Pe. Rogério Schlindwein pelo e-mail pe.rogerioaloisio@gmail.com ou pelo telefone (51) 9736.3486. 

Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro.