Coletânea de Artigos Projetos 2014 – Parceria em Secretaria Municipal de Educação e Cultura com as escolas de Campo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura produziu uma coletânea com projetos pedagógicos realizados em nossas escolas do campo em 2014.

Iremos publicar aqui alguns dos texto que compões está coletânea.
Caso tenha interesse em receber o arquivo completo entre em contato.

ABRACE A BELLO - Escola Bello Faustino dos Santos

O Projeto ABRACE A BELLO será um projeto desenvolvido durante todo ano letivo de 2014, o qual pretende resgatar a valorização da escola pela comunidade. As atividades serão realizadas com intuito de que alunos, pais, professores e comunidade escolar tenham uma visão mais zelosa pela escola e que, além dos cuidados com o patrimônio público, as relações interpessoais sejam de mais carinho e de respeito uns pelos outros. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bello Faustino dos Santos situa-se no interior do município de Montenegro, na localidade de Fortaleza, sendo uma escola rural. 
A escola atende as crianças oriundas desta localidade, bem como do Passo da Pimenta, e de bairros próximos como Aeroclube, Germano Henke e Estação. 

Atualmente estão matriculados 94 alunos, sendo grande parte oriundos de famílias de baixa renda, filhos de cortadores de mato ou industriários. Muitos dos que residem na localidade não são donos das terras onde moram, e realizam outros tipos de trabalhos nestas propriedades que, além do sustento da família, garantem a sua moradia. 

A instituição possui 01 turma de Educação Infantil com alunos da pré-escola A e B, no total de 17 crianças, 01 turma de 1º Ano com 19 alunos, 01 turma de 2º Ano com 16 alunos, 01 turma de 3º Ano com 13 alunos, 01 turma de 4º Ano com 12 alunos e 01 turma de 5º ano com 17 alunos, totalizando 94 alunos. Todas as turmas são unidocentes com alunos de 06 a 14 anos. 

Este ano a escola foi contemplada com a Sala de Recursos Multifuncionais e que também comporta o Laboratório de Aprendizagem, atendendo os alunos com 
dificuldades cognitivas. Há uma professora específica para essa função, que faz o atendimento no turno da manhã. 
A escola atende 57 alunos participantes do Programa Mais Educação. São ao todo 05 oficinas que acontecem de segunda a quinta-feira, no contraturno. Entre elas, Canteiros Sustentáveis, Desenho, Recreação (ampliada) e Campos do Conhecimento. 

O projeto ABRACE A BELLO surgiu de um acontecimento triste ocorrido ainda nas férias de verão, em fevereiro de 2014, quando o prédio foi invadido por alunos da escola e vários pacotes de merenda foram estragados. Dessa forma, a escola resolveu, além de tomar as devidas medidas legais, realizar durante o ano letivo o Projeto ABRACE A BELLO com a intenção de resgatar o sentimento de pertencimento pela escola e a valorização da mesma pela Comunidade Escolar. 

O projeto ABRACE A BELLO tem como objetivos específicos integrar os alunos no ambiente escolar promovendo a amizade e solidariedade entre eles, refletir sobre os cuidados com o patrimônio público e traçar metas para isto. 

O projeto terá desdobramento em projetos mensais planejados nas Reuniões Pedagógicas e desenvolvidos pelos docentes na sua prática de sala de aula, sendo embasados por livros de literatura infantil, livros didáticos adotados pela escola e nos documentos da escola. A escola tem a preocupação em envolver as famílias nos projetos realizados e para tal realiza eventos que promovem esta parceria. 

A mensagem da primeira reunião de diretores serviu como ponto inicial para o trabalho da direção com os professores e posteriormente dos professores com os alunos. O acolhimento dos alunos se deu com a técnica do abraço, através da montagem de quebra cabeças e jogos de encontrar o par. Assim, cada turma realizou o abraço coletivo de início de ano. 

Outra dinâmica que envolveu todos os alunos ocorreu no Dia do Desafio. A partir da paródia da música “Rei Davi” os participantes deveriam abraçar um, dois, três ou mais colegas, conforme sugeria a canção. Ao final, todos abraçaram a escola. 

A interdisciplinaridade e a transversalidade estiveram presentes quando temas como a Educação para o Trânsito, a Educação Fiscal, o trabalho na horta e de renovação dos canteiros, meio ambiente, esporte, civismo, datas comemorativas, tradições nacionais, regionais e locais, engajaram os alunos e professores no processo de aprendizagem significativa, contemplando o previsto nos Planos de Estudos. 

Várias atividades foram realizadas dentro da sala de aula e compartilhadas com toda a escola nos momentos cívicos e nas exposições dos trabalhos. Outra forma exitosa de trabalho foram as diversas oficinas realizadas com troca de professores e de sala no mesmo dia, onde todos puderam partilhar das mesmas ideias e assuntos tratados no projeto. 

A avaliação do projeto será contínua e já podemos notar uma grande mudança de comportamento e cuidados com a escola. O projeto atingiu as oficinas do Mais Educação de forma positiva. É visível a melhora nas atitudes e no comprometimento de todos com as atividades a serem realizadas. Ainda temos muito a percorrer no que diz respeito às relações interpessoais, muitos abraços ainda precisam ser dados.