Montenegro é campeã de transparência na internet-Rs


O tribunal de contas do estado, avaliou a transparência dos portais das prefeituras e câmaras de vereadores no Rio Grande do Sul. O trabalho visa identificar o cumprimento da Lei de Acesso a Informação e Lei Complementar 131/2009, que obrigam o poder público a disponibilizar informações de interesse da população, objetivando também maior participação da sociedade no controle da gestão pública. Dentre os 20 tópicos avaliados, estão os dados sobre salários dos servidores, contratos, imóveis e veículos, bem como, clareza e facilidade no acesso as informações. A pesquisa foi feita entre 01 de setembro a 15 de outubro de 2014.

Montenegro ficou em primeiro lugar, entre os municípios com mais de dez mil habitantes, seguido por Novo Hamburgo, Flores da Cunha, Agudo e Não-Me-Toque (fonte: Zero Hora). A pesquisa serviu de base para o Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet, recebido em Dezembro passado pelo Prefeito Municipal Paulo Azeredo. 

A premiação consiste em um diploma de menção honrosa, e um selo digital do TCE para os que cumpriram o disposto na Lei Complementar 131/2009 e Lei de Acesso a Informação.

Desde 2012 o Tribunal de Contas vem acompanhando o cumprimento das normativas relacionadas à transparência pelos 497 municípios do estado.
 
TCE: