CICLOVIA DE MONTENEGRO NA RBS TV






A RBS TV esteve nesta tarde em Montenegro, quando a repórter Cristine Gallisa entrevistou o prefeito Paulo Azeredo; o dirigente da ACICLOMONT, Paulo Petry; ciclistas; motoristas de automóveis; e populares. 

A jornalista queria saber a opinião dos montenegrinos sobre a ciclofaixa que está sendo instalada ao longo da rua Capitão Cruz. O prefeito destacou que a administração municipal objetiva valorizar meios alternativos de transporte e a bicicleta passou a receber atenção especial no trânsito da cidade. Estão sendo implantadas ciclovias e ciclofaixas que cortarão a área urbana em todos os quadrantes.

Com relação à rua Capitão Porfírio, onde a ciclofaixa passa pelo eixo da pista – e que vem gerando alguma polêmica, Paulo Azeredo destacou que a via comporta o sistema adotado, sendo que nos próximos dias o trânsito terá mão dupla, ao contrário do que é hoje. O chefe do Executivo enfatizou que toda mudança gera alguma reação contrária, mas que as manifestações de apoio e satisfação têm sido em maior número do que os antagonismos. Ele destaca a necessidade dos motoristas se conscientizarem que hoje vivemos outra realidade e as questões de trânsito não podem estar voltadas exclusivamente aos veículos automotores.

Já o representante da ACICLOMONT, Paulo Petry, disse ser esta uma grande conquista para a comunidade, especialmente as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte no dia a dia e como lazer. 
-A Prefeitura foi ousada, inovadora, e atendeu uma antiga reivindicação dos ciclistas locais. A entidade está dando todo o apoio a esta iniciativa – sentenciou Petry.

Outros ciclistas foram entrevistados e demonstraram satisfação com as ciclovias já implantadas e com relação a ciclofaixa, em obras, na rua Capitão Cruz, disseram que quando finalizada e com a compreensão dos motoristas, hoje contrariados, será um sucesso, pois como está já facilita em muito a movimentação de quem utiliza bicicleta.


A opinião da maioria dos entrevistados pela jornalista Cristine Galisse não foi diferente. Eles acham que as objeções existentes vão se dissipar tão logo a ciclofaixa esteja em pleno funcionamento e com as demais melhorias implantadas.


Ciclovia no meio da Avenida: 
realidade em várias cidades do mundo

A mobilidade urbana, enfrenta cada dia mais dificuldades, devido ao crescente aumento da frota de veículos. A grande questão é: Como criar normas e estruturas que garantam, segurança, fluidez de tráfego e atendam a toda a gama de usuários das vias públicas? Muitas cidades pelo mundo, vêm apostando na instalação de ciclovias, na tentativa de reduzir o número de veículos nas ruas e incentivar o uso deste meio de transporte, que além de oferecer melhor mobilidade é barato e ecologicamente correto. Um dos grandes impasses na instauração das ciclofaixas é a redução das vagas de estacionamento, o que pode vir a prejudicar o comércio na região em que estão localizadas.


Um exemplo de sucesso na redução desse impacto é o utilizado em grandes centros urbanos, como São Paulo, Barcelona e Porto Alegre, que tem apostado na implantação do sistema cicloviário no meio da via, ou seja, entre o fluxo de carros. 
Montenegro acompanha essa evolução, e vem aumentando e aprimorando sua estrutura viária em prol de melhor atender a todos que circulam nas ruas de nossa cidade. A instalação da ciclofaixa da Rua Capitão Cruz, segue esse preceito, e está de acordo com as boas normas de segurança e mobilidade viária. O projeto vai contar com grade que proteção que isole os ciclistas do fluxo de veículos, bem como sinalização apropriada e reestruturações no sentido do trânsito, trazendo maior segurança e harmonia na relação entre bicicletas e automóveis.

As principais vantagens da ciclofaixa no meio da via são:

- Aumenta a visibilidade do ciclista pelo motorista por estar a esquerda
- Anula colisões na abertura de portas dos veículos estacionados
- Não há conflitos com paradas de ônibus
- Não ocupa vagas de estacionamento
- Evita que o ciclista transite pelas calçadas

Vale lembrar que toda a mudança, inicialmente gera desconforto, mas que precisamos estar preparados e adequados aos avanços da sociedade, e acima de tudo, contar com o bom senso e conscientização da população, quanto às regras de boa convivência no trânsito.

Aciclomont e montenegrinos apoiam a ciclofaixa

Na noite de ontem, 19 de Janeiro de 2015, os ciclistas do Grupo Aciclomont estiveram no local dando apoio para o prefeito e aprovando a ciclofaixa.

A ciclofaixa ainda está em fase de implantação e em seguida será colocado meio fio de calçada, para dar ainda mais segurança aos ciclistas que utilizam a ciclofaixa.

Quem anda de bicicleta está aprovando e colaborando para que a ciclofaixa seja um sucesso.