IPVA 2015










Ontem, quarta-feira, 17 de dezembro, iniciou o pagamento do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015. O contribuinte que fizer a opção de quitação antecipada receberá descontos totais que variam entre 9,7% e 27,27%.

O desconto mínimo corresponde ao abate de 3%, concedido pela Receita Estadual a quem pagar o IPVA até dia 2 de janeiro, somados ao valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) de 2014, cuja a atualização terá 6,7% de acréscimo. Os condutores que não receberam multas há dois anos terão redução de mais 15% - para quem não fui multado há um ano, o índice é de 10%.


O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumulam 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não. Já o desconto de Bom Motorista são de 10 e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e entre novembro de 2012 e outubro de 2014.
O pagamento integral antecipado do IPVA com desconto de 3% - e sem a atualização da UPF – poderá ser feito somente até 02 de janeiro de 2014.

A partir dessa data, o pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até dia 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho. 
O pagamento pode ser feito em agências do Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil.

Para maiores informações acesse o site criado pela SeFaz para auxílio específico de impostos: www.ipva.rs.gov.b