Escola Campo do Meio agora Escola Professora Mafalda Padilha


Noite de emoção e recordações, na Câmara. Vários moradores da comunidade de Campo do Meio compareceram quinta (20) à noite, para acompanhar a Sessão Comemorativa aos 60 anos do educandário da localidade, e prestigiar a votação do projeto que altera seu nome.

Noite de emoção e recordações, na Câmara. Vários moradores da comunidade de Campo do Ambas as homenagens foram uma iniciativa do Vereador presidente, Renato Antônio Kranz (PMDB). 

Com a sua aprovação em plenário, por unanimidade, a EMEF Campo do Meio passará a se chamar “Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Mafalda Padilha”. Conforme o Presidente da Câmara, a nova denominação homenageia uma das educadoras mais importantes daquela região e de toda Montenegro. Kranz também foi responsável pelo discurso na Comemorativa. Lembrou a importância de manter o educandário em pleno funcionamento e a sua história. “Querem uma comunidade ‘viva’, presente, deixem a Escola aberta, em plenas atividade”, pregou o Vereador. 

Na mesma esteira, o Secretário de Educação João Moreira destacou o significado da Escola no interior, e que o tamanho e importância de uma escola não deve ser medido pelo número de alunos. Na tribuna, a Diretora Vanessa Wolff destacou a história e algumas ações desenvolvidas. “A professora Mafalda dedicou mais de 35 anos de sua vida pela educação, trabalhando por muitos anos nesta instituição”, enfatizou, fazendo referência ao projeto que foi votado posteriormente, designando o novo nome ao educandário. 

Nascida em 1924 e falecendo em 2012, Mafalda foi professora e Regente de Classe, responsável pela direção do Grupo Escolar Estevão Inácio, de Campo do Meio. Atuou também na Escola Infantil Vitorina Fabre, de Passo da Amora. “Pelo seu trabalho dedicado a alfabetização com eficiência e dedicação, a qual dedicou a sua profissão, entendemos que nada mais justo do que prestar essa homenagem dando o nome de Professora Mafalda Padilha à escola que tanto dedicou seu amor para ensinar os nossos filhos”, destaca o autor do projeto.

OUTRAS MATÉRIAS EM VOTAÇÃO

Através de dois Projetos de Lei Complementar (151/14 e 155/14), também aprovados, o Executivo solicita autorização da Câmara para criar dois cargos de Assistente Administrativo no Quadro de Cargos de Provimento Efetivo, instituído pela Lei que estabelece o Plano de Carreira dos Servidores. 

Motivo: a solicitação de aposentadoria por parte de duas servidoras da Prefeitura, a primeira desde dois de setembro e outra a partir de três de novembro. Com isto, os cargos precisam ser criados novamente.

A Marsul recebeu uma área do Executivo como incentivo, em 2012, tendo como contrapartida obrigações estabelecidas em lei. Diante de mudanças no cenário econômico causadas pela oscilação no preço da soja, “a empresa adiou a ampliação e o investimento que seria realizado e não cumpriu o constante em lei”, consta no projeto de lei 181/14, do Executivo, também aprovado na Sessão de quinta-feira.

O texto legal estipula ainda que a empresa terá o prazo ampliado, de 12 para 36 meses, para cumprir a contrapartida ao incentivo recebido. Na lei, consta que a Marsul geraria 20 empregos após a conclusão da ampliação, que deveria ter sido concluída em 14 meses a contar da assinatura do Termo de Incentivo. Também repassar 14.085 URM (em torno de R$ 26 mil), para o custeio da drenagem constante no projeto de pavimentação com pedra irregular da Rua Cristo Redentor, quando a Administração iniciasse as obras. 

Acatado ainda o projeto 179/14, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial de 30 mil reais, “tendo em vista a necessidade de criação de rubrica específica para a manutenção do Setor Técnico Administrativo, bem como para as atividades pertinentes do Fundo de Aposentadoria e Pensão – FAP”, diz o Prefeito Paulo Azeredo (PDT), na Mensagem Justificativa.